Bahia

Arquivo Público da Bahia terá seu primeiro diretor negro

Atualizado às 15h30 do dia 21/03/2023

O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB) nomeia o primeiro diretor negro em seus mais de 130 anos de história. O nome dele é Jorge da Cruz Vieira, 40, também conhecido como Jorge X. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente funcionário da Defensoria Pública da União (DPU). Ele foi escolhido para ocupar o posto de maior prestígio na carreira de um arquivista no último dia 27 de fevereiro. 

Estou muito feliz e motivado a fazer um excelente trabalho, porque se trata da memória do povo da Bahia, parte da memória do povo do Brasil e da história do ex-império português. E ser o primeiro diretor e arquivista público do estado da Bahia negro é uma demonstração que nós estamos vivendo novos tempos, e as políticas públicas e projetos do movimento negro estão sendo frutificadas nesses espaços de poder”, explica como se sente. 

O processo funcionou da seguinte maneira: o governador listou 23 candidatos mais aptos ao cargo, que é de livre nomeação política, com duração de dois anos. Por se tratar de uma função técnica, todos os candidatos devem ser arquivistas. 

LEIA TAMBÉM: Cândido e Heder Novaes fazem convite ao afeto na nova música “Sorria”

Jorge se destacou pela sua experiência, pois já foi vice-presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA) e está há 13 anos no cargo de Arquivista na Defensoria Pública da União (DPU). Além de ser pós-graduando em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e bacharelando em Direito. 

Jorge recorda que um amigo do colégio lhe motivou a seguir nessa profissão. Assim, ele espera também ser uma referência para os jovens se interessarem pela Arquivologia e reflete sobre a importância da memória para a sociedade

As instituições públicas precisam de arquivista, por transparência civil. Se o arquivista está lá, ele dá transparências. Ela é muito mais eficiente e acho que um estado que possui uma administração eficiente é um estado moderno”. É o que pontua o novo diretor Jorge X.

Por enquanto não há previsão de quando será a posse de Jorge. Em breve, ele deve ser cedido pela DPU para assumir a direção do Arquivo público através de um processo de cessão que segue tramitando em Brasília (DF). 

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Pesquisadora baiana é finalista em prêmio de Educação Financeira do Instituto XP

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: