Bahia Mundo

Artista baiana marca presença em feira de música na Colômbia

A cantora baiana Aiace vai se apresentar maior feira de música da América Latina, a Circulart, em Medellín (Colômbia), neste sábado, 5. Graduada em Canto Popular pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), vocalista e fundadora do grupo musical Sertanília, ela é a única brasileira a ser selecionada para showcase na edição da feira musical deste ano.

Enquanto artista independente, é muito gratificante ser selecionada para essa feira, ainda mais sendo a única artista brasileira a fazer show e em uma feira que já recebeu artistas como Curumin, Ava Rocha e muitos outros fantásticos. É um sinal de que o mundo tem muito interesse na música independente produzida aqui no Brasil. Ocupar esse espaço, ao lado de outros grandes artistas de países como Cuba, Peru, Equador, Colômbia, Chile e tantos outros é uma grande honra”. É o que diz a artista baiana.

Foto: Vini Ribeiro.

Seu canto é sobre temáticas atemporais, tendo como principal inspiração a música afro-baiana, fazendo com que o ouvinte chegue a um lugar cheio de nuances e texturas. Já que há um diálogo com referências musicais diversificadas, e que chegam na doce expressão de sua voz.  

LEIA TAMBÉM: Eduardo Lima, artista nordestino que expôs em Londres, relata sua trajetória

O grupo musical será composto por Tarcísio Santos (guitarra), Ivan Huol (bateria), Alexandre Vieira (contrabaixo). Aiace e Alexandre assinam a direção musical da performance que, no repertório, conta com ritmos e gêneros ainda não tão celebrados no exterior, conforme afirma a baiana.

O público pode esperar canções que falam sobre ancestralidade, sobre as muitas diásporas que permeiam o continente americano, sobre ser mulher na nossa sociedade atual e o nosso grito por igualdade, canções sobre o amor, e um encontro com cocos e xaxados tão representativos da nossa música nordestina”, diz Aiace.

Foto: Vini Ribeiro.

Seu primeiro álbum solo chamado “Dentro Ali” conta com as participações especiais de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi, referências na Música Popular Brasileira (MPB). O disco foi considerado entre os melhores lançamentos de 2017 pelo site Embrulhador. Dentre algumas de suas apresentações, destacam-se: Festival Atlantikaldia 2018 (Espanha), Festival Psicodália 2019 (Santa Catarina) e Festival Virada Salvador 2020 (Salvador-BA).

Como próximos objetivos da carreira, a baiana deve lançar o segundo álbum, intitulado “Eu Andava Como Se Fosse Voar”, no próximo ano.

Saiba mais

http://www.aiace.com.br/ 

Foto: Vini Ribeiro.

LEIA TAMBÉM: Thelma Assis, médica e vencedora do BBB, ministra palestra em faculdade de Fortaleza

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: