O artista cearense Zec Júnior recebeu um convite para expor as próprias obras da série “Olhares”, na Galeria Geraldes da Silva na Mostra Artística Internacional e Contemporânea de Fragmentos do Cotidiano, em Porto, Portugal. A mostra, que tem curadoria de Heloiza Azevedo, acontece até o dia 11 de julho e convida os visitantes a refletir sobre a riqueza da vida cotidiana.
“Não tenho nem palavras, pela felicidade que eu estou. Eu comecei a pintar em casa, há um ano atrás, e, de repente, recebo convite para poder participar dessa exposição em Portugal. A Heloiza adorou o trabalho e me convidou pra poder participar. Não tenho recurso para custear a viagem, mas fiquei muito feliz, do trabalho ultrapassar as barreiras do Brasil e ir para a Europa”, afirma Zec.
O artista visual realizou recentemente a primeira exposição individual, intitulada “Olhares e Reflexões”, ao lado do curador e também artista Dias Brasil. Ao todo, foram selecionadas 20 obras que refletem e expressam a negritude. A mostra destacou temas como liberdade, expressão criativa e superação, prometendo uma experiência envolvente e provocante.
Sobre Zec Júnior
Nascido e criado no bairro Planalto Pici, periferia de Fortaleza, Zec Júnior teve a vida mudada por meio da arte e expressa nos quadros o testemunho da beleza e da perseverança da comunidade negra. Os traços carregam uma estética que sugere o resgate ao passado, dos sonhos, e o diálogo ancestral e coletivo.
“A arte é minha paixão, é onde eu me conecto com as pessoas. É nela que eu consigo me expressar e colocar para fora o que sinto e achar respostas para o que procuro. Funciona como um fio condutor da minha existência e me faz refletir sobre onde estou, meu povo, minhas fragilidades e fortalezas”, explica o artista.
Foto de capa: Priscilla Sousa.
LEIA MAIS: Hoje é Dia: Mês de julho celebra mulheres negras e a luta antirracista