A bailarina Ingrid Silva, 34, anunciou na última quinta-feira, 22, o lançamento do seu primeiro livro infantil A bailarina que pintava suas sapatilhas. Na obra, a autora conta a própria trajetória no ballet, desde a sua infância, no subúrbio do Rio de Janeiro (RJ), até os palcos da companhia de dança Dance Theatre of Harlem (EUA), onde é primeira bailarina.
O livro também narra os obstáculos enfrentados por Ingrid, devido a sua cor e origem, no qual ela explica o porquê passou a pintar suas sapatilhas de ballet. “As sapatilhas de balé foram criadas pensando apenas em pessoas de pele clara, por isso aquele tom rosinha. Para mim, tinha que ter o tom da minha pele. Assim, passei a pintar as sapatilhas de marrom, pois não encontrava um par dessa cor para comprar em lugar nenhum”.
Ingrid pretende inspirar outras crianças a se descobrirem através da sua história, além de transmitir valores importantes a serem aprendidos desde a infância. A exemplo da valorização da diversidade, destacando a necessidade de respeitar pessoas de diversas cores, corpos, gêneros e estruturas.
A carioca já é autora do livro A sapatilha que mudou meu mundo (2021), no qual conta sua trajetória de vida com o ballet clássico e como ficou reconhecida internacionalmente.
Sua próxima será lançada oficialmente no próximo dia 13 de fevereiro de 2023 pela Editora Globinho. E já está disponível através da pré-venda pelo site da Amazon.
Foto de capa: Fernanda Burzaca.
LEIA TAMBÉM: Descomplica, preta! oferece suporte jurídico para empreendedoras negras
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Durante toda a minha formação, o ler, o escrever e o dialogar sempre me causaram entusiasmo; logo percebi que comunicar e trocar vivências me faz crescer, e por que não profissionalmente? Desde que aproximei meus laços com minhas origens, sou interessada principalmente em questões étnico-raciais e anseio colaborar com um Jornalismo que traga voz às narrativas pretas. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), estagiei em uma agência de comunicação, produzindo e revisando textos publicitários.