Que tal trabalhar memória, tradição e representatividade de forma lúdica e criativa? Essa é a ideia do Projeto Calu Brincante, que nesta quarta-feira, 31, promove um seminário online e gratuito e vai receber convidados como o escritor e ator Lázaro Ramos, o ator, cientista social e professor Rodrigo França, e a professora, pesquisadora e escritora, Bárbara Carine.
O evento vai contar também com a participação da atriz, escritora, psicopedagoga e idealizadora do projeto Calu Brincante, Cássia Valle. Juntos, eles vão debater sobre a sobre a incorporação das brincadeiras antigas no desenvolvimento das crianças.
Na ocasião, também será lançado um C com músicas autorais do Sarauzinho da Calu e um jogo virtual baseado em uma releitura da brincadeira com peteca. Já nos dias 4, 11 e 18 de abril acontecem apresentações do espetáculo Sarauzinho da Calu. Todas as iniciativas acontecem com transmissão do canal do YouTube e da página do Facebook Calu Brincante, e a programação pode ser acompanhada no Instagram.
Sobre o Projeto Calu Brincante
A história da menina negra que cria um universo alternativo carregado de símbolos afro-brasileiros nasceu no premiado livro “Calu, uma menina cheia de histórias” (2017), de autoria de Cássia Vale e Luciana Palmeira, com prefácio de Lázaro Ramos. Em seguida, virou o espetáculo “Sarauzinho da Calu” e foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro do 2020 como melhor espetáculo infantojuvenil. A iniciativa, agora, expande também para canais digitais com o objetivo de ampliar o diálogo, a interação e a ludicidade com o público.
O universo de Calu reúne músicas autorais e brincadeiras que objetivam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças de 0 a 12 anos, agregando gestantes, pais, responsáveis e tutores interessados em debater proteção social e educação. Idealizado e produzido por integrantes do Bando de Teatro Olodum, como a atriz, escritora e psicopedagoda Cássia Vale e o músico e ator Cell Dantas, o projeto traz ainda um resgate à ancestralidade e valorização da identidade cultural negra.
O projeto é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
Saiba mais
Seminário “Brincadeira tem hora? A importância da incorporação das brincadeiras antigas para o desenvolvimento cognitivo das crianças e melhor interação nas famílias”
Quando: quarta-feira, 31, das 15h às 17h
Onde: YouTube e Facebook da Calu Brincante
Lançamento de CD, jogo virtual e selo Calu Bricante
Quando: 4, 11 e 18 de abril, às 16h – Sarauzinho da Calu
Onde: YouTube e Facebook da Calu Brincante
Foto da capa: Divulgação/Carolina Galmoura.
LEIA TAMBÉM: Estreia de Lázaro Ramos como diretor de cinema é marcada por elogios
Ouça o episódio #08 – Pretas nordestinas: ocupando o Basquete #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.