A treinadora Bianca Smith, 29, se tornou a primeira treinadora negra da Major League Baseball (MLB), principal categoria de beisebol profissional dos Estados Unidos. Ela foi contratada pelo Boston Red Sox, que disputa uma liga secundária, e se juntou à organização este mês para iniciar os treinos de primavera.
Smith foi capitã sênior do time de softball do Texas, onde se formou no ensino médio. “Eu acho que é uma grande oportunidade também para inspirar outras mulheres que estão interessadas neste esporte. Isso não é algo que eu pensasse quando era mais jovem”, disse a treinadora à MLB Network.
Bianca é a terceira contratação histórica de uma mulher pela MLB em menos de um ano. A primeira foi Michele Meyer-Shipp, como chefe de pessoal e cultura da MLB, e a segunda foi King Ng, gerente geral do Miami Marlins.
“É preciso ser pioneira como Bianca para nos ajudar a avançar”, disse o diretor de beisebol do Red Sox Chaim Bloom. O técnico do Houston Astros, Dusty Baker, declarou: “Estou torcendo por ela. Espero que os jogadores a respeitem, independente do gênero, pelo conhecimento que ela tem do jogo. Estou orgulhoso do Red Sox por tê-la contratado”.
“Honestamente, ainda é surreal. Eu só queria treinar. Eu realmente não pensei sobre o quão grande isso realmente era. Ver o impacto que isso teve para outras pessoas é muito legal. Gosto da ideia de que minha história pode inspirar outras pessoas”, concluiu a treinadora.
Foto de capa: Divulgação/Boston Red Sox.
LEIA TAMBÉM: Naomi Osaka conquista o bicampeonato no Australian Open
Ouça o episódio #03 – Neusa Santos e o negre na academia:
Comunicóloga pela Faculdade JK – Gama (Brasília-DF), apaixonada por entender e melhorar a jornada do usuário e a qualidade do atendimento. Cursa Mestrado e MBA em Comunicação Corporativa e Negócio na Escuela de Negocios Europea de Barcelona (ENEB), com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em comunicação corporativa, estratégica e intercultural. Desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Publicidade e Propaganda, uma pesquisa sobre a importância da comunicação no combate ao preconceito étnico-racial, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.