A Globo Filmes anunciou nas redes sociais, em novembro de 2023, que o livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” (1960), de Carolina Maria de Jesus (1914-1977), vai se tornar um longa-metragem. O filme tem o intuito de difundir o legado da obra da escritora e será dirigido pelo cineasta Jeferson De, que ficou conhecido por “Doutor Gama”, “M-8” e “Revolta dos Malês”.
Quarto de Despejo já vendeu cerca de 3 milhões de exemplares em 16 idiomas. Apesar de ter sido escrito na década de 1950, a história ainda se mantém atual. A obra é um relato do cotidiano de Carolina, que escreve em um diário como a própria realidade como catadora de papel com seus três filhos na favela do Canindé, em São Paulo, era dura.
Segundo Jeferson De, a produção encontra-se ainda não possui uma data prevista para estreia.
Difícil realidade do acervo
Enquanto não há mais informações sobre datas para o filme, o acervo de escritos originais da multiartista, que teria 57 cadernos, com, no mínimo, oito romances, mais de 200 poemas, três peças teatrais, contos, textos humorísticos e canções, está sendo mantido em condições precárias na cidade natal, Sacramento, em Minas Gerais, com rasgos e manchas nas páginas.
“Queria que os livros de minha mãe estivessem guardados e seguros da mesma forma que os da Clarice Lispector estão!”, lamentou Vera Eunice, filha de Carolina.
Para o portal Nós, Mulheres da Periferia, o prefeito de Sacramento afirmou, em 2023, que tudo que havia sido solicitado para restauração foi cumprido e que ainda havia obras sendo restabelecidas.
Foto de capa: Reprodução/Internet.
LEIA MAIS: Mart’nália lança single com nova versão para “Nova Era” nesta sexta (23)
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.