Notícias Rio Grande do Norte

Evento online debate sobre literaturas negra e indígena do Rio Grande do Norte

O ciclo de diálogos “E eu não sou escritore?” tem início nesta segunda-feira, 22, e vai até a próxima quinta, 25. A iniciativa pretende debater sobre a literatura potiguar de autoria negra e indígena do Rio Grande do Norte, das 16h às 17h30, no canal do YouTube da escritore Rosy Nascimento, e contará com tradução para libras. 

O evento faz parte da pesquisa independente que Rosy desenvolve desde 2020, que tem o objetivo de cartografar as autorias negra e indígena do Estado potiguar, com o intuito de difundir suas escritas e valorizar suas produções, refletindo sobre os contextos de produção e distribuição de suas obras. 

Foto: Wallace Santos.

Para ela, as literaturas negra e indígena, muitas vezes, são invisibilizadas nas tradicionais correntes literárias, e esse evento serve justamente para dar visibilidade a essas pessoas que sofrem apagamento. “De modo a colaborar com a mudança do imaginário racista, misógino e classista que impera no Rio Grande do Norte sobre o letramento literário potiguar — imprescindível para a construção de uma identidade enquanto sujeites intelectuais — valendo-me de um levantamento preliminar e longe de esgotar o assunto, apresento, nessa ação fruto de pesquisa independente, o diálogo com esses escritores”. 

Uma das convidadas do evento é Gaby Varela, mulher preta potiguar, candomblecista, escritora/poeta/slammer, compositora e artesã. Para ela, o evento é importante por ser um espaço que colabora para a discussão e divulgação de escritores negros e indígenas do RN e que luta para a visibilidade desses indivíduos. “Poder, hoje, estar em um evento que faz o caminho inverso é muito simbólico e especial para mim. Mostra que estamos aqui não apenas construindo espaços, mas sendo protagonistas das nossas próprias narrativas pessoais e coletivas”, afirma a escritora. 

Foto: Sabine Mendes Moura.

O processo da pesquisa será documentado em um e-book lançado em breve. Para assistir, basta acompanhar o canal do YouTube da Rosy Nascimento e conhecer escritores negros e indígenas que resistem no estado do RN. 

Programação

22/02 – Escrita para os mais novos com Dorinha Timóteo e Célia Melo
23/02 – Literatura Potyguara com Karollen Potyguara e Guayumi Potiguara
24/02 – Escrita Ilê com Canniggia Carvalho e Gaby Varela
25/02 – Possibilidades do Mercado Editorial com Jeovânia Pinheiro e Jefferson Turibio

Saiba mais

Ciclo de diálogos “E eu não sou escritore?”
Quando: 22 a 25 de fevereiro
Que horas: das 16h às 17h30 
Onde: Canal do Youtube de Rosy Nascimento
Dúvidas e mais informações: [email protected] ou Instagram (@verbofulo) 

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Nova colaboração entre Beyoncé e marca esportiva desembarca no Brasil

Ouça o episódio #03 – Neusa Santos e o negre na academia:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: