Notícias

Cultne promove Festival Ori para celebrar Dia da Consciência Negra

O Cultne – Acervo da Cultura Negra – realiza o Festival Ori no próximo dia 20 de novembro, com uma live com seis horas de música, poesia, humor, entrevistas, economia e moda para marcar o Dia da Consciência Negra. O evento será transmitido pelo Youtube e Facebook do Cultne e começa às 15h.

A cadeia de produção do festival é totalmente composta por pessoas negras, passando pela direção, produção, captação de imagens até a edição. A apresentação do evento fica por conta da atriz, jornalista e ex-jogadora olímpica de vôlei, Lica Oliveira, 51; do músico, Rafael Mike, 37; da doutora em Literaturas Africanas, pós-doutora em Filosofia Africana e professora universitária, Aza Njeri, 34; e do ativista do Movimento Negro, Carlos Alberto Medeiros.

Outras participações de destaque na programação são: o ator Serjão Loroza; as atrizes Léa Garcia e Isabel Fillardis; a doutora em Filosofia Helena Theodoro; a doutora em Educação Sueli Carneiro; Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê Aiyê; o cantor Lazzo Matumbi; e o escritor Hélio Santos.

As gravações do Ori acontecem desde setembro, em locações no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com pessoas e organizações negras de diversas áreas de atuação. A maior parte da programação é material inédito, com breves inserções de pérolas do acervo histórico do Cultne resgatadas para dialogar com as gravações recentes.

Poesia

A poesia potente da juventude negra também integra a grade. O Slam Ori Lonan é uma competição de poesia falada que será transmitida ao vivo, durante o Festival. Essa mostra de criatividade e talentos acontece com a presença de poetes urbanes de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Altay Veloso Foto: Divulgação

Música

Um momento especial, é o lançamento do clipe  inédito da música Filhas de Zambi, dos Mestres Altay Veloso e Paulo César Feital. Além de Altay, ouve-se as vozes de sete talentosas cantoras negras do Rio de Janeiro (Marcelle Motta, Fabíola Machado, Amanda Amado, Flávia Santana, Tabatha Aquino, Gil Miranda e Rafaela Soares).

Show

A live encerra com o show ao vivo do grupo Awure, termo que significa um desejo de boa sorte. A banda trabalha com cantos e ritmos africanos e brasileiros no resgate da ancestralidade e combate a intolerância com arte. A música de trabalho mais recente é assinada pela cantora e compositora Teresa Cristina em parceria com Raul di Caprio.

Grupo Awure Foto: Leandro Cunha

Formação

No dia 24 de novembro tem mais uma etapa gratuita da programação do festival: o Web Seminário sobre Transmídia. A formação acontece das 19h às 21h, por meio da plataforma Zoom. São oferecidas 90 vagas. As inscrições foram prorrogadas até 19/11. 

O Webinário é sobre o uso de várias ferramentas da área de comunicação. Será ministrado pelo comunicólogo Pedro Balle e pela codiretora executiva do Olabi e coordenadora da PretaLab, Sil Bahia.

A seleção prioriza quem tem experiência na área de audiovisual, mas qualquer pessoa maior de 16 anos, que more no Brasil pode se inscrever. Critérios de equidade de gênero e regional serão avaliados. O resultado da seleção será divulgado até 22 de novembro nas plataformas digitais do Cultne.

Cultne

O site que reúne o maior acervo digital de conteúdo negro da América Latina surgiu em 2009, idealizado pelo carioca Asfilófio de Oliveira Filho, ou como é mais conhecido, Dom Filó. O engenheiro civil, jornalista, produtor cultural e cine-documentarista foi um dos principais agentes culturais do Movimento Black Rio. Em 1988, criou a produtora Cor da Pele, embrião do que viria se tornar a Cultne.

O Ori é um festival digital realizado pela Cultne e co-realizado pelo Olabi, em parceria com a Open Society Foundations e a Ford Foundation.

Saiba mais

FESTIVAL ORI – De cabeça na Consciência
Data:
20 de Novembro
Horário: das 15 às 21h
Local: redes sociais do Cultne

Webinário Transmídia
Data:
24 de novembro
Inscrições: até 19 de novembro

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Tem Cor no Ensino: um projeto sobre visibilidade negra

Compartilhe: