Rosário (2019), curta-metragem pernambucano dos diretores Igor Travassos e Juliana Soares, foi selecionado para integrar a programação especial da Première Brasil 2020, principal mostra do Festival do Rio de Janeiro. A seleção deste ano traz 20 longas e 25 curtas e acontecerá de 5 a 11 de agosto no Estação Net Botafogo, de forma semipresencial.
Filmado na Feira de Casa Amarela e no Morro da Conceição, região popular da Zona Norte do Recife, o curta estreou em novembro de 2019, no Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, de Salvador. Desde então, teve passagem pelos festivais Janela Internacional de Cinema do Recife, Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros festivais internacionais, como Cine Por Los Derechos (Colômbia) e Porto Femme (Portugal).
O filme conta a história de uma feirante que tem o hábito de ouvir os programas policiais e rezar pelas vítimas e suspeitos envolvidos nos crimes da madrugada. O elenco traz nomes como Laís Vieira, Okado do Canal, Clebia Sousa e Mohana Uchôa. Com uma equipe majoritariamente composta por pessoas negras, a produção teve como objetivo democratizar as oportunidades no set, contrariando os modelos tradicionais de equipe empregados no cinema pernambucano.
O filme também conta com recursos de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, libras e legenda para surdos e ensurdecidos), permitindo que pessoas com deficiência possam acessar o conteúdo.
Em 2020, vários festivais e mostras de cinema ficaram impossibilitados de serem realizados devido às restrições de enfrentamento à pandemia. Esse foi o caso do Festival do Rio, um dos maiores da América Latina, cuja edição acontecerá neste mês de agosto. As principais afetadas foram as obras que estrearam no final de 2019, que assim como Rosário, ficaram impedidas de chegar ao grande público.
O acesso é gratuito, mas devido aos protocolos sanitários vigentes, o número de ingressos entregues na bilheteria para as sessões presenciais será limitado. As sessões online dos longas-metragens entram em cartaz na plataforma do festival InnSaei.tv no dia seguinte à sessão presencial e ficam disponíveis por, no máximo, 48 horas, dentro do limite de exibições de cada filme. As sessões online dos curtas estreiam no mesmo dia da sessão presencial no Estação Net Botafogo e também ficarão disponíveis por 48 horas.
SERVIÇO
Rosário
Ano: 2019
Duração: 18 minutos
Direção: Igor Travassos e Juliana Soares
Exibido em: Festival do Rio
Quando: 5 a 11 de agosto
Disponível em: Espaço NET Botafogo e na plataforma online do Festival
Acesso: gratuito
Foto de capa: Divulgação.
LEIA TAMBÉM: Netflix lança série documental sobre a tenista Naomi Osaka
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.