Radar Negro

Seleção Petrobras Cultural privilegia projetos com recortes regionais e raciais

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Petrobras Jean Paul Prates e a Ministra da Cultura Margareth Menezes anunciaram, na cerimônia de lançamento ocorrida na última sexta-feira, 23, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o maior investimento já feito na área da Cultura. Ao todo, serão R$ 250 milhões, por meio da Seleção Pública Petrobras Cultural – Novos Eixos. As inscrições são gratuitas, e o edital, que objetiva promover a diversidade, abrangendo o radar de oportunidades pelos territórios e valorizando as regionalidades, está disponível no site da plataforma.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, historicamente menos favorecidas em investimentos de projetos culturais, terão pontuação adicional na seleção. “Nós estamos privilegiando mesmo, sem vergonha nenhuma de dizer isso, as regiões que normalmente não conseguem apresentar projetos ou não conseguem vencer”, disse Jean Paul Prates.

Ministras Anielle Franco e Margareth Menezes. Foto: Agência Petrobras/Rafa Pereira.

Cada região receberá pelo menos 15% do valor total da Seleção, como mais uma forma de garantir distribuição mais efetiva dos projetos selecionados. Além disso, cada estado realizar, no mínimo, dois projetos. As atividades cujos temas são relacionados à negritude, povos originários, comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas), populações nômades e povos ciganos, pessoas do segmento LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade ou sub-representação na sociedade terão 25% das vagas reservadas.

Benefícios para minorias sociais

A importância dessa atenção voltada para minorias sociais é de grande relevância para os movimentos antidiscriminatórios, com o reconhecimento de que se deve investir em políticas para compensar as desigualdades existentes, promovendo uma distribuição justa de recursos e oportunidades. “Com o conhecimento do passado, refinamos nosso presente e projetamos nosso futuro”, ressaltou a ministra Margareth Menezes.

A presença negra no evento contou com a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o Presidente da Fundação Palmares, João Jorge. Ainda houve apresentações musicais da cantora Kaê Guajajara e dos representantes do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul, Rafuagi, Nitro Di e Negra Jaque.

Foto: Agência Petrobras/Rafa Pereira.

Inscrições

Podem se inscrever na Seleção Petrobras Cultural, apresentando projetos, pessoas jurídicas com CNPJ válido, de natureza cultural com ou sem fins lucrativos. Para este processo seletivo, não serão aceitas inscrições de pessoa física, MEI (microempreendedor individual), ou EI (empreendedor individual).

A realização dos projetos deve ser proposta entre 21 de agosto de 2024 e 20 de agosto de 2025, tendo duração máxima de doze meses. A exceção são os longa-metragens, que devem indicar como data inicial a previsão de lançamento nos cinemas ou em streaming. Todos os detalhes estão no edital do programa, disponível no site da Petrobras.

Foto: Agência Petrobras/Rafa Pereira.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na plataforma digital, de 23 de fevereiro a 8 de abril.

Calendário das etapas

Seleção dos projetos – abril a julho

Divulgação do resultado – julho

Início das contratações de patrocínios – a partir de julho

Início da vigência dos projetos – a partir de agosto

Foto de capa: Agência Petrobras/Rafa Pereira.

LEIA MAIS: Adriana Barbosa participa de evento do Mês da História Negra nos Estados Unidos

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: