Notícias

Dandara Oliveira é uma das dez selecionadas para programa da ONU na Suíça

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dandara Oliveira, de 30 anos, foi uma das dez pessoas do mundoe a única brasileira, selecionada para o Programa de bolsas para pessoas de ascendência africana, promovido pela ONU. A formação, de três semanas, é um curso intensivo em direitos humanos e acontecerá em Genebra, na Suíça, entre os dias 13 de novembro e 01 de dezembro.

“Esse programa tem uma enorme relevância para sociedade civil de uma maneira geral, porém mais especificamente para as pessoas negras, pois é direcionado, mundialmente, para essas lideranças, que buscam fazer a diferença. Durante a formação, terei a oportunidade de aprender a como utilizar o sistema ONU e tudo o que a organização tem para nos oferecer relacionado a mecanismos e possibilidades para implementarmos nos nossos trabalhos locais”, salienta Dandara.

Programa da ONU selecionou apenas uma brasileira – Foto: Gabriela Maria/Afroafeto

 A Internacionalista e Mestra em Estudos Raciais pelo CEFET RJ é umas das desenvolvedoras do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista). Fundada em 2021, a iniciativa foi selecionada pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo a única no Brasil entre as cinco premiadas.

Dandara Oliveira também faz parte da equipe da ActionAid, como Especialista em Juventude e Raça. A organização internacional, com mais de 50 anos de atuação, trabalha por justiça social, equidade de gênero, étnico-racial e pelo fim da pobreza.

“Durante minha formação, me aproximei das pautas com a temática dos Direitos Humanos e, com isso, entendi mais sobre esse trabalho político dentro das instituições”, comenta a profissional. 

Sobre o SETA 

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações das sociedades civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a UNEafro Brasil.

Fundado em 2021, o objetivo central é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista. O projeto foi selecionado pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo o único brasileiro entre os cinco premiados. 

Sobre a ActionAid

A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 41 milhões de pessoas que vivem em mais de 71 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida com dignidade e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar justiça social, igualdade de gênero e erradicação da pobreza.

Foto de capa: Gabriela Maria/Afroafeto

LEIA TAMBÉM: Bicentenário da Independência da Bahia contará com presença de líderes políticos

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: