O filme Marighella (2019), protagonizado pelo ator Seu Jorge, 52, ganhou uma edição em formato de minissérie. A produção nacional, com cenas cortadas do longa-metragem, vem sendo exibida na TV Globo desde a segunda-feira, 16 e vai até esta quinta-feira, 19, logo após o Big Brother Brasil (BBB) 2023.
A trama conta a jornada do guerrilheiro que lutou contra a ditadura brasileira, o político e escritor Carlos Marighella (1911-1969). Amado por uns e odiado por outros, o baiano é um dos perfis políticos mais contraditórios do país, e até hoje, mais de 50 anos após a sua morte, permanece o questionamento se ele foi um herói ou terrorista.
Pensando nisso, confira as cinco curiosidades que o Negrê separou pra você conferir!
1 – Torcida organizada do Vitória
Carlos Marighella (1911-1969) era torcedor do time baiano Esporte Clube Vitória e, é por isso, que hoje existe uma torcida organizada que carrega seu nome em sua homenagem.
2 – Sua neta participa do elenco
A atriz e ativista cultural Maria Fernandes Marighella, 47, faz parte do elenco do filme. Ela interpreta sua própria avó, a militante comunista Elza Sento Sé.
3 – Sua neta é vereadora
Sua neta Maria Marighella, 47, foi eleita vereadora em Salvador (BA) pelo Partido dos Trabalhadores (PT) durante as eleições estaduais de 2020 para o mandato 2021-2024.
4 – Mano Brown seria o Marighella
O rapper e compositor Mano Brown, 52, foi o primeiro a ser cotado para ser o protagonista do filme, vivendo o personagem de Marighella.
5 – Processo de censura
O filme demorou um tempo a mais do que normal para chegar aos cinemas devido a um processo de censura da história de Marighella.
*Com contribuição do colunista Paulo Gonzaga
Foto de capa: Fernanda Frazão/TV Globo.
LEIA TAMBÉM: Edição de Marighella em formato de minissérie chega à TV Globo na segunda