Bahia Notícias

Grife Dendezeiro leva o brega para o desfile no SPFW

Reconhecida pelo seu design único e agênero, sua assinatura que transparece a diversidade e as criações autênticas, a grife baiana Dendezeiro desfilará no próximo dia 10, a partir das 21h30, na 56ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) – Komplexo Tempo, no Parque da Mooca, São Paulo (SP).

Ao representar elementos da cultura brasileira no Komplexo, onde muitos também remetem às raízes identitárias, a Dendezeiro mostra em sua passarela, através da coleção BRs2, o momento em que o Brasil conquistou o seu lugar de destaque no cenário global, não apenas por sua moda, mas por sua cultura, estilo de vida e identidade única.

Foto: Kevin Oux

Nesta edição, Hisan e Pedro mergulham fundo na exploração de detalhes que fazem de nosso país um centro de desejo para o mundo. A moda, a linguagem, a cultura, a arte, a comida e cada aspecto da nossa identidade se tornaram tendência global, desmistificando a antiga associação de “brega” que o Brasil costumava carregar.

“A coleção BRs2 da Dendezeiro na SPFW é um tributo ao estilo street brasileiro. Cada peça foi cuidadosamente concebida para explorar a riqueza das ruas do Brasil com uma atenção minuciosa e uma sensibilidade apurada. Nós estamos determinados a popularizar o Brasil e suas referências, como o aclamado sucesso internacional de suas peças com tapeçaria” revela Hisan.

O estilista acrescenta que o objetivo é mostrar um Brasil como nunca antes visto, com referências que ninguém imaginava que se tornariam ícones fashion. “Quando se trata do Brasil, a única coisa “brega” é o ritmo musical, porque o resto é uma terra de possibilidades e estilo”.

Como uma das pioneiras nessa jornada de descobertas, a DND se reinventa, inova e cria o desafio semanal, “DENDÊGAME”. Pensando em redefinir a interação da marca com o público e trazê-los para mais perto do processo criativo, a grife baiana faz nossas características mais minuciosas se tornarem trend, desde materiais físicos até ideias abstratas, tudo é válido para gerar inspiração e criar um modelo de vestuário ou acessório exclusivo. 

Este projeto mergulha no design de itens que são inerentemente brasileiros, como o filtro de barro, o pente patapata, o espelhinho laranja, a borracha Mercur azul e vermelha, o telefone orelhão entre outros, transformando esses elementos do cotidiano em peças de moda exclusivas que conquistaram um sucesso estrondoso.

“A essência do design brasileiro remete à nostalgia, conectando-nos à nossa história e raízes. A verdadeira magia de falar sobre o Brasil reside nos detalhes que são tão familiares que muitas vezes não os reconhecemos. No caso da Dendezeiro, esses detalhes se transformam em peças de moda que evocam orgulho nacional. O “Dendêgame” é o laboratório da marca para explorar profundamente os elementos do cotidiano e incorporá-los à sua coleção. Nós tentamos misturar um pouco alguns tons, que é algo que foge da normalidade monocromática da Dendezeiro.”, explica Pedro.

Como marca registrada, para completar o desfile, a DND produziu um fashion film que captura o espírito contagiante do verão, exaltando a beleza inerente à cultura brasileira. A produção evoca sentimentos de nostalgia, paixão e desejo pelo verão, proporcionando uma experiência cinematográfica imersiva que reflete a coleção de maneira única.

Dentre o casting que desfilará diversos looks que nessa edição que chega com cores mais sóbrias com exceção de um vermelho vibrante, estão as cantoras Majur e Liniker, além do artista musical DJ Gabriel do Borel. Nos calçados, os modelos estarão usando Converse e as jóias, ficam por conta da VEHR, marca de acessórios autorais, reconhecida por seu design moderno e singular.

Com peças exclusivamente desenhadas para a estreia da label no evento mais fashion do Brasil, serão apresentados na passarela itens futuristas que exploram figuras geométricas dinâmicas, texturizadas à mão, tornando cada item único. Presilhas, broches, passantes de cinto e brincos em banho prata foram os representantes do conceito vanguardista que une as duas marcas.

“Estamos muito animadas com essa estreia num evento tão importante para o nosso mercado, especialmente ao lado de uma marca tão expressiva e significativa. Fizemos tudo com muito carinho, e principalmente, com muita personalidade.” comenta Mariana Sgarbi, designer e sócia-fundadora da VEHR.

A Dendezeiro não é apenas uma marca de moda; é um reflexo da sociedade brasileira em sua expressão mais autêntica. A coleção BRs2 é uma representação da força, da criatividade e da ousadia que fazem do Brasil uma nação única. Hisan Silva e Pedro Batalha estão prontos para levar a SPFW a uma jornada de frescor, autenticidade e celebração da riqueza cultural do Brasil.

“Nesta coleção trazemos de volta a collab com Renan Estivan, remodelando a tapeçaria para o verão, além de contarmos com novas colaborações como a VEHR que assinará nosso acessórios com uma coleção que desenvolvemos em conjunto e será apresentada nas passarelas dessa edição. Diretamente de Fortaleza, fizemos uma colaboração com o Coletivo Tattu com os bonés que irão compor nosso styling. Existe ainda uma colaboração especial, mas que estamos mantendo em segredo até o momento da passarela. É ela que fechará nosso desfile” finaliza Pedro.  

Foto de capa: Kevin Oux

LEIA TAMBÉM: 14ª edição do Doc Futura abre inscrições para documentários

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: