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Entreviste Um Negro é relançado para ampliar representatividade negra na mídia

A Editora MOL lança o novo formato do projeto Entreviste Um Negro, banco de dados que pretende conectar profissionais negros a comunicadores. A iniciativa foi criada em 2015 pela jornalista Helaine Martins, funcionária da editora por mais de 10 anos, que faleceu em 2021. Para celebrar e honrar o legado de Helaine, a MOL abraçou o projeto, trazendo novidades neste ano.

O projeto atualmente é feito por muitas mãos, entretanto, a semente do EuN germinou em 2015, a partir da inquietação de Helaine, ao ver que a maioria dos jornais ouvia apenas pessoas brancas, em específico, homens brancos, como fontes para a maioria das matérias e reportagens.

Com poucos recursos mas muita dedicação e sede de um novo jornalismo, Helaine criou o projeto Entreviste Um Negro, com o objetivo de aumentar a visibilidade e representatividade na mídia e ajudar na construção de um jornalismo mais plural e que busque um equilíbrio em seus pontos de vista.

A iniciativa ganhou destaque na imprensa e, em 2019, foi ampliado com a criação da Mandê, agência de conteúdo especializada na temática racial. Só que a brilhante trajetória de Helaine foi tragicamente interrompida em 3 de julho de 2021, quando ela faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória.

A notícia gerou um imenso abalo na Editora MOL, onde Helaine foi funcionária e colaboradora por mais de 10 anos. Como forma de homenagear sua memória e perpetuar sua luta, a MOL decidiu dar continuidade ao Entreviste Um Negro, iniciativa que conta com o apoio da família de Helaine e de Karol Gomes, sócia de Helaine na Mandê.

Em sua homenagem, a Editora MOL abriu uma oportunidade de estágio para exercer o trabalho de alimentação e divulgação do Entreviste Um Negro e seguir com o legado que Helaine nos deixou. A partir da Bolsa Helaine Martins, a jornalista Andressa Marques se propôs a seguir com o sonho de Helaine e, por ser comunicadora, negra e periférica, entende e também anseia por um jornalismo com mais cores.

Jornalistas podem se cadastrar no novo banco de dados por meio do Formulário para Comunicadores, preenchendo-o com seus dados e concordando que seus acessos serão destinados à execução de pautas mais diversas e inclusivas.

Aos especialistas, é solicitado que se inscrevam no Formulário para Especialistas, disponibilizando seus dados para que jornalistas possam entrar em contato.

O projeto Entreviste Um Negro é protegido pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – para mais informações, acesse os Termos e Condições de Uso e o Aviso de Privacidade. O banco de fontes jornalísticas é construído de forma colaborativa.

Sobre a Editora MOL

Fundada em 2007, a Editora MOL já doou mais de R$ 60 milhões para mais de 200 organizações sociais a partir da venda de livros, revistas, calendários, álbuns e outras publicações de conteúdo positivo e acessível. Todos os produtos da MOL são desenvolvidos em parceria com grandes redes varejistas e têm parte dos lucros revertidos para causas.

Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial.

Saiba mais

Acesse o site: www.editoramol.com.br.

Foto de capa: Freepik.

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