A escritora e linguista mineira Conceição Evaristo, 74, é a entrevistada do Roda Viva, comandado pela jornalista Vera Magalhães, 48, desta segunda-feira, 6. O programa da TV Cultura vai ao ar a partir de 22h e participam da bancada: a atriz e escritora Elisa Lucinda, o apresentador do podcast 451 MHz Paulo Werneck, a redatora-chefe da revista Marie Claire Adriana Ferreira, a jornalista e colunista de Opinião do Folha de SP Ana Cristina Rosa, e o jornalista, diretor e roteirista Pedro Henrique França.
Sobre Conceição Evaristo
Maria da Conceição Evaristo de Brito, 74 anos, é escritora, ensaísta, poetisa e linguista. Foi vencedora e destaque do Prêmio Jabuti de Literatura. Também foi pesquisadora-docente universitária. A mineira escreve nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio, sendo ela uma das mais influentes no movimento pós-modernista na literatura brasileira.
Foto de capa: Leo Martins.
LEIA TAMBÉM: Curso online sobre relações raciais e prática clínica está com inscrições abertas
Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Jornalista profissional (nº 4270/CE) preocupada com questões raciais, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É Gestora de mídia e pessoas; Fundadora, Diretora Executiva (CEO) e Editora-chefe do Negrê, o primeiro portal de mídia negra nordestina do Brasil. É autora do livro-reportagem “Mutuê: relatos e vivências de racismo em Fortaleza” (2021). Em 2021, foi Coordenadora de Jornalismo da TV Unifor. Em 2022, foi indicada ao 16º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Jornalista revelação – início de carreira”. Em 2023, foi indicada ao 17º Troféu Mulher Imprensa na categoria “Região Nordeste” e finalista no Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira em 2023 e 2024. Soma experiências internacionais na África do Sul, Angola, Argentina e Estados Unidos.