Bahia Notícias

Carlinhos Brown recebe Medalha 2 de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia

O cantor, compositor e produtor musical baiano Carlinhos Brown, 60, foi homenageado nessa terça-feira, 13, com a Medalha 2 de Julho, a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), instituída desde abril de 2010. A Medalha foi entregue ao artista no ano do bicentenário da Independência da Bahia.

A abertura da cerimônia contou com uma apresentação da banda de percussão da Pracatum; associação social funda por Carlinhos Brown em 1994, com a missão de beneficiar milhares de meninas e meninos carentes da Bahia por meio da música. A instituição oferece cursos de idiomas, moda, reciclagem, oficinas e escolas.

O momento também teve uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica; grupo baiano que fez uma abordagem erudita às pesquisas sonoras e aos conceitos ligados à música afro-brasileira, e que os expressa sob forma de poemas sinfônicos. E ainda teve participação em vídeo do cantor, compositor e ativista baiano Lazzo Matumbi, 66, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro. 

A homenagem, através da honraria, foi proposta pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). A entrega contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Cultural Palmares João Jorge, do presidente da ALBA, o deputado Adolfo Menezes, da secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) Ângela Guimarães, do secretário de Cultura da Bahia Bruno Monteiro, do Secretário de Cultura de Salvador Pedro Tourinho, Dona Madalena, mãe de Carlinhos Brown, o músico, cantor, compositor e pesquisador Seu Mateus, além do líder religioso Doté Hamilton. 

Reconhecimento

A ideia de entregar a Medalha 2 de Julho para Carlinhos Brown no ano do bicentenário da Independência da Bahia foi para reconhecer a importância e a grandiosidade da obra do artista baiano. Ele que, na sua trajetória, veio lutando sempre para derrubar muros discriminatórios do mercado musical e abrir caminhos para outros artistas musicais, especialmente jovens negros das periferias de Salvador e de várias cidades brasileiras.

Foto de capa: Leo Aversa.

LEIA TAMBÉM: A empresária Monique Evelle é uma das atrações do CEO Fórum 2023

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: