O espetáculo Medeia em Carne Viva, que trata dos desafios universais enfrentados pelas mulheres ao longo do tempo, estreia temporada virtual, com a atriz Andréia Fábia, no Youtube, Instagram e Facebook simultaneamente. As apresentações serão transmitidas ao vivo nos dias 19, 21, 26 e 28 de março, às 18h, com re-exibições às 19h nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de março (com tradução para libras nos dias 24 e 31), sempre seguidos de bate-papos com a equipe técnica do espetáculo.
O monólogo, com esse novo formato, aborda questões relativas às opressões do feminino na contemporaneidade a partir de fragmentos retirados do texto “Medeia”, clássico do poeta trágico grego Eurípides. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc.
Dirigida e escrita por Juliana Roiz, o espetáculo tem, pela primeira vez, sua montagem transportada do espaço cênico teatral para uma ambientação realista, criando uma atmosfera ainda mais intimista, ao convidar o público a rever conceitos e desfazer preconceitos em prol de uma sociedade mais inclusiva, segura, e digna. É na cozinha que a Andréia Fábia se conecta com o público e partilha visões sobre temas como desigualdade de gênero, machismo e violência doméstica.
Intercalando momentos de performance dramática, com um papo interativo, ela busca refletir sobre a opressão atemporal sobre o feminino. “Medeia é sem dúvida o retrato significativo do quanto a história pode ser perversa na desqualificação das subjetividades das mulheres”, explica Fábia.
Para Juliana Roiz, Medeia é um exemplo emblemático do apagamento histórico de figuras femininas pelo patriarcado. “Ao reler a obra clássica, que leva seu nome, conseguimos identificar similaridades na narrativa de mulheres que sofrem violências sociais estruturantes, principalmente, as mulheres negras”, afirma.
Foto de capa: Divulgação
Saiba mais
O quê: Espetáculo Medeia em Carne Viva
Quando: 19, 21, 26 e 28 de março, ao vivo, às 18h, com re-exibições nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de março, às 19h
Onde: YouTube, Instagram e Facebook
LEIA TAMBÉM: Elenco Negro: nova plataforma para apoio de atores e produtores negros
Ouça o episódio #06 – Pretas Nordestinas: ocupando a medicina #OPodcastéDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê!
Jornalista por amor e opção. Já atuei em redação, produção externa e reportagem e assessoria de imprensa. Amante da fotografia. Agente Cultural. Tenho ainda Especialização em Gestão em Redes Sociais e Racismo e Subjetividade da População Negra. Transitei também em direção e edição de documentário. Recentemente, iniciei na literatura atuado como ghost writer de uma obra afro-brasileira.