Rio Grande do Norte Som de Preto

Festival Mada 2023; confira a presença negra na edição de 25 anos

O Festival Mada – Música Alimento da Alma chega a sua edição de número 25 nessa semana. Mais de 30 atrações musicais estão confirmadas em um evento que, além de diverso em seu lineup, também traz tirolesa, escalada e atrações surpresas no Arena das Dunas, localizado na Capital potiguar, Natal (RN). Os ingressos são pagos e podem ser comprados de forma online. A programação tem início nesta sexta-feira, 13, a partir de 18h, e vai até o domingo, 15.

Registros do Festival Mada 2022, em Natal (RN). Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Gilberto Gil, Criolo, Tasha & Tracie e mais; Confira a presença negra no Festival Zepelim

Confira os artistas negros do lineup!

Gaby Amarantos

A cantora paraense Gaby Amarantos também é um dos destaques femininos da edição 2023 do Festival. Ela vai montar sua aparelhagem no Memorial e apresentar seu “TecnoShow” (2022). Álbum este que foi indicado ao Grammy Latino 2023 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” no mês passado. Gaby vai colocar o público para dançar ao som de versões tecnobrega/melody de hits internacionais de artistas como Roxette, Bee Gees, Cyndi Lauper entre outras canções originais escritas pela cantora.

Liniker 

A cantora, compositora e atriz Liniker traz músicas do álbum “Indigo Borboleta Anil”. Ela é uma das vozes mais importantes da contemporaneidade e a primeira artista abertamente trans a ganhar um Grammy Latino. O show de seu primeiro e álbum solo tem direção musical assinada pela própria artista ao lado de Julio Fejuca. Entre os hinos que marcaram sua carreira e que o público espera ouvir no palco “Baby 95”, “Mel”, “Diz Quanto Custa” e outras canções.

Matuê

Matheus Brasileiro Aguiar, mais conhecido pelo nome artístico Matuê, é um rapper, cantor e compositor cearense. Ele ficou conhecido com o single Anos Luz (2017) e pelo álbum Máquina do Tempo (2020). Nascido em Fortaleza (CE), ele é tido como um dos símbolos do trap brasileiro.

Jup do Bairro

Jup Lourenço Mata Pires, mais conhecida por seu nome artístico Jup do Bairro, é uma cantora, compositora, apresentadora do Programa transMissão do Cana, rapper, performer paulista. E ainda é ex-companheira musical de Linn da Quebrada. Seus gêneros são hip hop e rap.

Clara Luz

Clara Luz é cantora, compositora, mulher preta de periferia e ainda faz parte da MARIABOA Produtora Mídias Culturais, uma organização que atua com Produção Cultural, Artística e de Mídias para projetos em Natal (RN). Em sua carreira, ela lançou os singles ClaraLuz e Volte e Pegue, além dos videoclipes de Negra e Mesmo.

Carlos do Complexo

Carlos do Complexo como é conhecido, vem do Complexo do Engenho da Rainha, no Rio de Janeiro (RJ), já se apresentou no Red Bull Music Academy, além de outras festas itinerantes. Seu set mistura brasilidades, muita percussão, influências de jazz, funk e R&B. Além de muito ritmo, seu estilo pode ser classificado como chill baile.

IDLIBRA

IDLIBRA é o projeto musical da artista transdisciplinar pernambucana Libra Lima, atuante tanto no cenário musical como em produções cinematográficas. É co-fundadora da coletiva SCAPA e curadora do palco Kamikaze do Festival Coquetel Molotov, IDLIBRA é DJ desde 2016 e, atualmente, também é artista residente da festa Nbomb e dupla de apresentação da cantora pernambucana Uana.

Margareth Menezes

Margareth Menezes da Purificação Costa, ou apenas Margareth Menezes, é uma cantora, compositora e atriz baiana. Ela é ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ter sido indicada para o Grammy Awards e Grammy Latino. Foi indicada ao Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro em 2006 e Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras em 2007 e 2020.

Baco Exú do Blues

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, é um rapper baiano de 27 anos. Lançou seu primeiro álbum Esú em 2017, que, logo de cara, foi aclamado pelo público e pela crítica. A consagração veio com o disco Bluesman (2018), que foi álbum de platina e eleito o melhor álbum do ano pela revista Rolling Stone Brasil. No mesmo ano, o rapper vence o Prêmio Multishow de Música Brasileira como artista revelação. Seu trabalho mais recente foi Quantas Vezes Você Já Foi Amado? (2022).

Luedji Luna

Luedji Luna pretendia seguir a carreira política dos pais e formou-se em Direito, mas a atração artística se mostrou forte demais e ela foi estudar Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2017, lançou o álbum Um Corpo No Mundo no qual o axé de Banho De Folhas se tornou um de seus maiores sucessos com seu ritmo de guitarra africana, afrobeat e um tanto de jazz. Além do sucesso já citado, há um destaque no álbum Bom mesmo é estar debaixo d’água, onde a faixa Ain’t got no – canção do musical Hair que se tornou um hino de resistência negra na interpretação da cantora, compositora e pianista norte-americana Nina Simone (1933-2003).

BaianaSystem

A banda formada em 2009 por Roberto Barreto, Seko Bass e Russo Passapusso iniciou como um projeto com o objetivo de encontrar novas possibilidades sonoras para a guitarra baiana, instrumento criado em Salvador (BA) nos anos 1940, responsável pela criação do trio elétrico. O nome vem da junção de “guitarra baiana” com “Sound system“, que são sistemas de som criados e popularizados na Jamaica. O discurso politizado também é outro ponto de destaque do Baiana System, já que o marcante conceito visual também se agrega com referência às antigas festas de largo – popular em Salvador, traços e representações ancestrais na direção visual de Filipe Cartaxo.

Karol Conká

Karoline dos Santos de Oliveira, mais conhecida como Karol Conká, é uma apresentadora, cantora, compositora, rapper e produtora. Ela é natural de Curitiba (PR) e foi criada no bairro do Boqueirão. Seus trabalhos musicais abrangem os gêneros de pop-rap, hip hop e trap.

LEIA TAMBÉM: Baco, Djonga, Majur, Tasha & Tracie e mais; Confira a presença negra no Wehoo Festival

Confira a programação completa

14/10/2023 (sexta-feira)

Ian Medeiros / Gaby Amarantos / Marina Sena / Liniker / TUM / Marina Lima + Fernanda Abreu / Matuê / Luísa e Os Alquimistas / Clara Luz / DJ 440 / Luana Flores / Wavezim / Carlos do Complexo / IDLIBRA / Puterrier / Dandarona

15/10/2023 (sábado)

Gracinha / Terno Rei / Margareth Menezes / Baco Exú do Blues / Getúlio Abelha / Luedji Luna / BaianaSystemKarol Conká / Brota convida Rayssa / Brega Night Dance Clube / Pajux / Elisa Bacche / Clementaum / JLZ / Urias / DK

Confira os detalhes

Festival Mada 2023

Quando: 13 a 15/10/2023 (sexta-feira, sábado e domingo)
Horário: 18h até 05h
Onde: Arena das Dunas
Endereço: Av. Prudente de Morais, de 4807 a 5813 (lado ímpar) – Lagoa Nova, Natal (RN)
Ingressos: aqui.
Mais informações: www.madafestival.com

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Liniker, Gaby Amarantos; confira a presença negra no BATEKOO Festival 2023

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: