Pernambuco Radar Negro

Espetáculo teatral recebe inscrições para seleção de profissionais negros e/ou indígenas

O espetáculo teatral “DERRETER”, da AFAR Produções, está com seleção aberta para atores e atrizes negros(as) e/ou indígenas, acima de 18 anos, para compor o elenco. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, por meio de formulário online. A primeira etapa do processo seletivo será realizada no dia 22 deste mês, com uma vivência presencial no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro – Muafro, em Recife (PE).

A peça, que propõe uma reflexão artística sobre a afetividade destinada e imposta a corpos negros, busca artistas com experiência em teatro e dança.

“O espetáculo borra as barreiras entre as linguagens artísticas, e a dança é uma ferramenta importante para a construção da narrativa”, explica Erique Nascimento, diretor e dramaturgo da peça. Porém, a experiência em teatro é fundamental, pois a peça exige uma imersão profunda nas temáticas abordadas.

“O espetáculo ‘DERRETER’ bebe da fonte do teatro negro, e a experiência dos artistas com essa linguagem pode enriquecer significativamente a construção artística”, afirma. “A principal dificuldade é encontrar artistas com experiência em teatro negro e que estejam dispostos a se aprofundar nas temáticas da peça”, explica Erique.

Sobre o espetáculo “DERRETER”

“DERRETER” é uma dramaturgia autoral que propõe uma reflexão artística, acerca da afetividade destinada e imposta a corpos negros. O espetáculo propõe um produto que foge das convenções e discussões colonizadas que dominam as artes da cena no Brasil. A peça confabula novos mundos ao refletir sobre afetividade, tempo, liberdade e racialidade. Por meio de uma narrativa poética e envolvente, o texto busca promover a reflexão acerca da empatia, do diálogo e da busca pela emancipação afetiva e decolonial.

“DERRETER” conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Recife, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC).

Confira detalhes

Chamada de elenco

Pré-requisitos: pessoa negra ou indígena, experiência em dança é um diferencial, +18 anos

Inscrições: até 18 de fevereiro, por meio do link https://forms.gle/oDjhTAZ6hTKJ3Bc87

Vivência presencial: 22 de fevereiro, às 9h

Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro – Muafro (Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo. Recife – PE)

Foto de capa: Gui Silva.

LEIA MAIS: Projeto recria rostos de Maria Felipa, Luiza Mahin e Tereza de Benguela com IA

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: