Ceará Pretarte

Exposição Brasileirismo, em Fortaleza, referencia a negritude e os povos originários

Ao longo do mês de fevereiro, a exposição Brasileirismo, com obras do artista visual Olavo Santos, estará à disposição do público no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, em Fortaleza (CE). A ação é promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante.

A exposição reúne telas pintadas com tinta acrílica e a óleo feitas à mão, a partir de registros fotográficos da cultura popular ou de memórias afetivas, em tonalidades amareladas e amarronzadas, utilizando referências quilombistas como uma desconstrução do Brasil.

Com isso, Brasileirismo visa dar ouvidos aos brasileiros e brasileiras, observando como a negritude e os povos originários foram inseridos nessa sociedade que parece não os escutar, apesar do desejo do colonizador de tentar silenciá-los, e de se apropriar daquilo que seria do negro ou do indígena. 

O artista Olavo Santos, que participou do 75º Salão de Abril, em 2024, na Casa do Barão de Camocim, volta com uma exposição individual. Ele crê que este seja um momento importante para a própria trajetória e afirma que o trabalho tem o objetivo de questionar o que é ser brasileiro

“Como se antecede a história e a busca da ancestralidade da mesma, busco respostas e expresso as visualidades, tentando ressignificar, encontrar novas formas e novas figuras que falam melhor sobre esse assunto, sempre me voltando para as vivências e as memórias afetivas”, enfatiza.

“É necessário promover ações conjuntas entre Município e Estado para ampliar a visibilidade das expressões artísticas e culturais existentes na cidade”, explica a diretora do Sobrado, Germana Vitoriano.  

A exposição é gratuita e ficará aberta até o dia 28 de fevereiro deste ano. A visitação acontece de terça a sexta, das 10h às 17h, e no sábado, das 10h às 16h.

Sobre o artista

Olavo Santos é artista visual, residente em Fortaleza, Ceará. Autodidata, pesquisador na área da pintura. Participou do 75º Salão de Abril, em 2024. A poética do mesmo se deleita sobre o questionamento “o que é ser um brasileiro?”, como se antecede a história e a busca da ancestralidade da mesma, se deleitando sobre seus questionamentos, buscando respostas e expressando as visualidades, tentando encontrar novas formas e novas figuras que falam melhor sobre determinado assunto, sempre se voltando para as próprias vivências e memórias afetivas.

Sobre o Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão de expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Sobre o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim

A Casa é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). É uma das obras arquitetônicas mais antigas da capital cearense, construída no final do século XIX. Pertenceu ao Barão de Camocim, Germiniano Maia, natural de Aracati, de onde veio ainda jovem para Fortaleza e se tornou um empresário do ramo de tecidos importados. Em função do seu valor simbólico e histórico-cultural, foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural, com programação voltada às artes visuais, manifestações artísticas, como desenho, pintura, design, escultura, gravura, artesanato, fotografia, vídeo, cinema e arquitetura para realização e difusão.

Confira detalhes

Exposição Brasileirismo na Casa do Barão de Camocim em Fortaleza

Período de visitação: até 28 de fevereiro de 2025
Horário de visitação: 10h às 17h (terça a sexta-feira) e 10h às 16h (sábado)
Local: Casa do Barão de Camocim
Endereço: Rua General Sampaio, nº 1632, Centro – Fortaleza(CE)
Visitação gratuita

Foto de capa: Sal Filmes.

LEIA MAIS: Professora democratiza o yoga com aulas gratuitas para pessoas negras

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: