Radar Negro

FADE TO BLACK Festival está com inscrições abertas até 4 de março

A primeira edição do evento FADE TO BLACK Festival acontecerá entre os dias 6 e 10 de abril e está com inscrições abertas até esta quinta-feira, 4. Será realizado totalmente online, e os participantes terão acesso sobre a programação das mesas de conversa após a aquisição de credenciais os participantes.

Idealizado pela cineasta negra brasileira Gautier Lee, o festival busca potencializar as narrativas de afrocriadores da diáspora, tanto do Brasil como do exterior, com uma programação que contempla diversas frentes do mercado audiovisual.

A programação irá contar com uma mostra de curtas-metragem, painéis de formação, criação e mercado, concurso e laboratório de roteiro. Também haverá premiações, bate-papos com nomes premiados do mercado nacional e internacional e uma rede de fortalecimento. Todas as mesas de formação serão gratuitas e transmitidas pela página do Facebook.

“Quando falamos sobre narrativas e estéticas negras, existe um senso comum, e um tanto errôneo, de que somos homogêneos, de que o ‘ser negro’ é uma experiência única e de que agimos e reagimos da mesma forma. Mas, apesar de sermos iguais perante os olhos de muitos, não somos idênticos pelo simples fato de sermos indivíduos. O FADE TO BLACK Festival possui um objetivo ousado: ser, em pleno 2021, um quilombo audiovisual para afrocriadores de toda a diáspora”, diz a cineasta Gautier Lee.

O FADE TO BLACK Festival é contemplado pela lei Aldir Blanc, idealizado pela produtora audiovisual Gautiverse, de Gautier Lee, e realizado em parceria com a Reina Produções. Também conta com parceiros internacionais: Organization of Black Screenwriters, Black Film Space, Black Film Allegiance, Black Femme Supremacy Film Fest e parceiros do mercado nacional: Macumba Lab, Revista Exibidor, Griottes Narrativas, Frapa, Rota, Roteiraria, Películas Negras/Saturnema Filmes, Cabíria, ABRA e Serie Lab.

SERVIÇO

FADE TO BLACK Festival
Data:
6 a 10 de abril
Onde: na página do evento no Facebook
Inscrições: até o dia 4 de março, no site do festival

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Arte preta em BH: quatro fotógrafas negras para conhecer

Ouça o episódio #04 – Neusa Santos: Memória e trajetória:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: