Pernambuco

Feira de afroempreendedores une criatividade e sustentabilidade no Recife

A cidade de Recife se prepara para sediar, neste sábado, 27, a 3ª edição da Feira de Afroempreendedores. A Oja Afro Sesc”, que em iorubá – uma das principais línguas faladas na África Ocidental, significa ’mercado’, acontecerá na Unidade do Sesc de Santa Rita, bairro de Santo Antônio, área central da capital pernambucana

Durante o evento, o público contará com exposições de produtos, apresentações culturais e oficinas formativas, de maneira gratuita. Além disso, também há aulas de Yoga e sessão de cinema para a garotada. Ainda há espaço para um bate-papo com Gilson Santana, o Mestre Meia-Noite – capoeirista, bailarino e educador

A programação, que tem início às 13h e segue até às 20h, visa incentivar a economia do black money, que tem o intuito de estimular clientes, turistas e visitantes a comprarem e venderem produtos e serviços entre pessoas negras

Com um forte apelo sustentável, a feira contará com uma esteira de mais de 30 mil produtos confeccionados, em sua maioria à mão, feitos em materiais, como madeira, tecido, plástico, barro e alumínio, reforçando

O perfil dos empreendedores desta edição revela um cenário de forte protagonismo feminino, ou seja, dos 35 expositores, trinta são mulheres, da faixa dos 18 aos 70 anos.  

“Esta representatividade destaca o quanto nós, mulheres, negras, da periferia recifense, temos a capacidade de criar, inovar e liderar negócios que fortalecem a economia local e a cultura afrodescendente” explicou a bibliotecária e coordenadora do evento, Renata Ramos.

As apresentações serão realizadas dentro do prédio do Sesc, que conta com uma estrutura moderna desde de 1977, no Cais de Santa Rita. Lá, o público poderá assistir a performances vibrantes, como o Afoxè Oxum Pandá, sets eletrizantes do DJ Boneca e o show de dança de Twerk da talentosa Briê Silva. 

A grande novidade deste ano é a possibilidade de visitantes fazerem doações de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil, uma iniciativa do Sesc, que tem o intuito de arrecadar donativos para serem distribuídos, prioritariamente, a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Atualmente, no Brasil, 2 milhões de pessoas são atendidas diariamente.

Programação estendida

Além disso, a programação da feira se estenderá até os dias 02 e 03 de agosto, sexta-feira e sábado, oferecendo oportunidades, gratuitas, de qualificação e atualização de currículo. As oficinas formativas incluem Assessoria de Imprensa para empreendedores, com o jornalista Salatiel Cícero; Cozinha Ancestral com Tayna Passos; Twerk ministrada por Briê Silva e uma oficina de introdução à .discotecagem.

Os interessados em participar devem se inscrever pessoalmente na Unidade do Sesc Santa Rita, no Recife, ou entrar em contato pela Central de Relacionamento pelo WhatsApp (81) 9 9837.8668.

Durante este sábado, o Feira Oja Afro Sesc‘ vai se somar ao ‘Festival Quariterêrealizado pela Rede de Bibliotecas Sesc em Pernambuco. A iniciativa conta com uma agenda de ações culturais e literárias, gratuitas, em alusão ao Dia Internacional da Mulher Latino- Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela.

Veja programação completa

15h –  Roda de conversa: Identidade, memória e história da população negra de Pernambuco com Mestre Meia-Noite 

16h – Aula de Yoga (Contribuição espontânea)

16h  – Kallinas

16h30- Sessão de Cinema para crianças (Curta Metragem) 

17h – Briê Silva com apresentação de Twerk

17h30 – Afoxé Oxum Pandá 

19h – DJ Boneka

Oficinas: 

Sexta-feira, 02/08 – 

Oficina de Assessoria de imprensa

Facilitador: Salatiel Cícero 

Horário: 18h30 

Sábado, 03/08

Oficina de Twerk

Facilitadora: Briê Silva

Horário: 9h

Oficina de Introdução musical em discotecagem

Horário: 14h

Oficina de Cozinha Ancestral

Facilitadora: Tayná Passos 

Horário: 15h

Foto de capa: Divulgação

LEIA MAIS: Retomada de Simone Biles às Olimpíadas é tema de série documental

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: