Ceará

Ceará celebra a Festa de Iemanjá em Fortaleza e no litoral do Estado

O Ceará terá cinco dias de celebração em diferentes pontos de Fortaleza e do Estado para a Festa de Iemanjá a partir deste sábado, 12, e vai até o próximo dia 17. Além da programação tradicional nas praias de Iracema e Praia do Futuro, na Capital cearense, haverá uma programação cultural no Theatro José de Alencar e festejos na orla de cidades litorâneas. Dedicado à Rainha do Mar, mãe de todos os orixás, o evento é enraizado na herança afro-brasileira e celebrado anualmente em 15 de agosto.

A programação itinerante passará por cidades, como Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Camocim e Itapipoca. A atividade cultural e religiosa afro-brasileira firmada no calendário de festividades da Capital do Ceará e de diversos municípios do Estado, reforça o respeito, a preservação da cultura, a memória e a ancestralidade. A tradicional Festa de Iemanjá conta com o apoio das secretarias da Cultura e da Igualdade Racial do Ceará, sendo uma realização do Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará.

As atividades vão além do dia 15 de agosto, se estendendo ao longo da semana com momentos de agradecimentos, homenagens, entrega de oferendas, apresentações de grupos de afoxés, grupos culturais, a Feira de Empreendedores das Comunidades de Expressões-Culturais Afro-Brasileiras. E ainda debates sobre Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial. Durante todos os dias de programação serão entregues os certificados da 58ª Festa de Iemanjá na Praia do Futuro.

Foto: Divulgação.

Nas águas

O festejo tradicional é considerado Patrimônio Imaterial conforme decreto nº 14.262, registrado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O evento da Praia de Iracema conta com a parceria do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio das Secretarias de Igualdade Racial e Secretaria da Cultura. A Festa de Iemanjá foi incluída no calendário de eventos do Estado do Ceará através da Lei nº 17.104, de 14 de novembro de 2019.

Confira a programação completa

Festa de Iemanjá – Rainha do Mar

12/08/2023 – Abertura
Local: Theatro José de Alencar – Foyer (Sala Izaíra Silvino), Mesa de Abertura
Horário: 16h
Festa de Iemanjá – “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”
Participações: Mãe Tecla do Caboclo Tupinambá, Mestre Pai Neto Tranca Rua, Mãe Taquinha de Oyá, Mãe Bia Pomba Gira, Mãe Rosa de Xangô (Aracati), Mãe Gardênia de Iansã, Pai Jairo de Ogum (Camocim), Pai Dodô, Pai Bernardo de Oxóssi e Diego Carvalho (Aracati) / Grupo Cultural Toque de Senzala e Filhos de Oyá

Feira de Empreendedorismo Negro e das Manifestações Culturais Afro-brasileiras
Local: Pátio Nobre
Horário: 16h às 20h

15/08/2023
Horário: de 8h30 até 18h
Participações: Coco das Goiabeiras Rainha do Mar, Grupo Cultural, Grupo Cultural Toque de Senzala, Dança Cigana com a Cigana Kassandra e a Cigana Shoraya, Acolhida dos terreiros, falas institucionais e chegada da imagem de Yemanjá na jangada, Gira de Caboclo, Marinheiros, Reis, Rainhas, Príncipes e princesas em homenagem à mãe Iemanjá / Saída da jangada com as oferendas para a nossa Mãe Iemanjá a ser entregue na risca do mar, acompanhado com pontos cantado (cânticos) pelo o cantor “DGAL SOLO”

Praia do Futuro
14 e 15/08/2023
Tradicional Festa de Iemanjá 2023 – 58 anos de Fé e Tradição
Lema: Iemanjá com amor, fé e devoção pedimos a vossa proteção
Concentração: Barraca de Zé Praia (palco principal)
Endereço: Av. Zezé Diogo, 2551, Praia do Futuro (Próximo ao Clube dos Engenheiros)

14/08/2023
Horário: de 18h até 22h30
Atividades: abertura oficial da Festa de Iemanjá, com a presença da diretoria da União Espírita
Cearense de Umbanda (Uecum) e centros associados, falas institucionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Governo do Estado do Ceará e Fala da Ìyálòrìsà Kelma Yemọjá Ifáponlè / Apresentação Cultural com Lorena Lyse em “Um canto de amor á Iemanjá”, apresentação cultural do afoxé filhos de Oyá / Início dos trabalhos mediúnicos em frente ao palco principal com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá, acolhimento das Caravanas que chegam de Fortaleza e do interior do Estado e encerramento no palco principal com a entrega das oferendas para Iemanjá

15/08/2023
Horário: de 8h até 18h
Início: Abertura com o Hino Nacional e o Hino da Umbanda, saída do cortejo com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum)
Local: Rua Castro e Silva, 920 – Centro até a Praia do Futuro
Atividades: Participação do Cuca Ambiental (programa da Rede Cuca), chegada da Imagem de Iemanjá ao palco principal, abertura do evento com a presença da diretoria da Uecum, apresentação cultural do Afoxé Acabaca com a participação de Ivaldo Paixão / Início dos trabalhos em frente ao palco principal com o Centro Preta Mandinga do Pai Wagner de Iemanjá, presença de autoridades do Município e do Estado, apresentação do grupo Saravá Saravá Umbanda com Pai Nucelio e entrega das oferendas para Iemanjá

17/08/2023
Local: Theatro José de Alencar (projeto “Theatro de Portas Abertas”) – Foyer (Sala Izaíra Silvino)
Horário: 15h
Roda de Conversa Festa de Iemanjá – “Mulheres Águas: A força ancestral das mulheres Águas”
Participação: Mãe Patrícia Adjoke e Rosillene Aires
Mediação: Nívia Tôrres

Local: Theatro José de Alencar
Atividade: Roda de conversa “Educação e Cultura”, seguida de visita guiada no equipamento, finalizando com a apresentação do Maracatu de Aracati, na calçada do teatro

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Documentário sobre cultura alimentar cearense é exibido no Cineteatro São Luiz

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: