No dia 25 de novembro, a Arena de Eventos do Parque Ibirapuera vai receber a 3ª edição da Boogie Week, um dos mais novos festivais de celebração à música, arte e cultura negra de São Paulo. O evento traz um line-up variado, com nomes nacionais do cenário cultural brasileiro e uma atração internacional inédita. Os ingressos para a Boogie Week 2023 já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo Sympla.
Entre as atrações confirmadas, estão MC Carol, Linn da Quebrada, Pixote, BK’, Tz da Coronel, Duquesa, Yunk Vino, th4ys, Danzo, Mc Luanna e Bebé. O festival também terá a presença do cantor americano de R&B e Soul, October London, que fará sua primeira apresentação no Brasil, com produção executiva de Mano Brown.
Outro destaque do festival será a celebração dos 50 anos do Hip Hop, com um palco exclusivo para a celebração desse gênero. Se apresentarão DJs renomados, como DJ Cia, Lys Ventura e th4ys, que vêm revolucionando a produção musical brasileira contemporânea. Também estarão presentes os DJs da festa Punga!, idealizada por jovens artistas, negros e periféricos.
A abertura e o encerramento do festival ficarão por conta do bloco afro Ilú Obá de Min e a bateria do Vai-Vai, respectivamente. Além da programação musical com curadoria assinada por Kaire Jorge, a Boogie Week também terá espaços dedicados à arte e ao entretenimento, valorizando a produção cultural negra.
Idealizado pela CEO da Boogie Naipe, Eliane Dias, o conceito da Boogie Week surgiu em 2016, depois que a empresária fez um mapeamento global dos principais festivais temáticos da cultura negra, passando pela África do Sul, Estados Unidos e América Latina. Ela avaliou não somente a curadoria artística, como também a estrutura técnica e a experiência do público.
O festival traz a ideia de pertencimento, acolhimento e celebração do passado, presente e futuro. A proposta é criar um espaço novo para a população negra, “onde a nossa cor não seja lembrada só para falar de dor, de luta e resistência, mas para criar novas memórias com nossas presenças e nossos sorrisos”, afirma Eliane.
Outras programações do Boogie Week:
Outro momento especial da Boogie Week será a III premiação aos griôs: Beth Beli, fundadora e coordenadora do bloco afro Ilú Obá de Min, e uma homenagem póstuma a Emanoel Araújo, artista plástico fundador do Museu Afro Brasil.
E dos dias 21 a 24 de novembro, ocorrerão uma série de ações formativas dedicadas às artes visuais, negócios da música, aos 50 anos do Hip-Hop, à cidadania e bem-estar da população negra no MAB Emanoel Araújo, a serem anunciadas em breve.
O festival Boogie Week inaugura em 2023 sua parceria com o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Associação Museu Afro Brasil.
A edição deste ano contará também com o patrocínio da ONErpm, com os apoios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Urbia, iFood, Budweiser, Eletromidia como parceiro de mídia e Sympla como plataforma oficial de vendas.
Serviço:
Festival Boogie Week 2023
Data: 25 de Novembro de 2023
Local: Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, Portão 10, próximo ao Museu Afro.
Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana – São Paulo (em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP).
Horário: Abertura dos portões às 12h, início do Festival às 12h e encerramento às 22h.
Classificação indicativa: 18 anos. Menores devem estar acompanhados pelos responsáveis.
Ingressos: http://bit.ly/BoogieWeek23
Site Oficial: www.boogieweek.com.br
Foto de capa: Marcio Vasconcelos
LEIA TAMBÉM: Bicentenário da Independência da Bahia contará com presença de líderes políticos