Piauí Pretarte

HQ sobre Esperança Garcia chega ao Salão do Livro do Piauí 

A história em quadrinhos “A Voz da Esperança” será lançada durante o 21º Salão do Livro do Piauí (SALIPI) que acontece entre os dias 11 e 20 de agosto. No dia 18, a partir das 20 horas, haverá um bate-papo gratuito com os autores Juliane Ferreira Vasconcelos e João P. Luiz e Bernardo Aurélio. O HQ foi inspirado em uma carta escrita pela negra escravizada Esperança Garcia (1751-?), considerado um dos primeiros textos afro-brasileiros símbolo da luta contra o escravismo no Brasil.  

O projeto selecionado pelo programa Rumos do Itaú Cultural (2019-2020) busca dar visibilidade à memória cultural brasileira. Foi inspirado na vida e luta da escravizada piauiense Esperança Garcia e na importância daquela carta, que denunciava maus-tratos contra escravizados. No dia 12, os autores também farão uma exposição com os desenhos da HQ, A Voz de Esperança Garcia, que poderá ser vista no Espaço Cultural do Teresina Shopping.

Embora no Brasil não se tenha registrado uma prática comum de publicação de obras escritas por autores escravizados ou ex-escravizados, nos Estados Unidos houve um número significativo de publicações dessa natureza, denominadas slave narratives [narrativas dos escravizados], sobretudo a partir da segunda metade do século XVIII, tais como os relatos de testemunhos e epístolas de escravizados fugitivos”. É o que conta a autora Juliane Ferreira e complementa: “Produzir esse livro sobre a carta de Esperança Garcia é valorizar nossa raiz histórica e cultural”.

Carta de Esperança Garcia (1751-?). Foto: Divulgação.

Com a finalidade de tornar conhecida a história de Esperança, que foi reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada mulher do país, a grafic novel (romance gráfico) terá acesso gratuito em formato de e-book, tanto em português quanto em inglês. Com cópias físicas destinadas às escolas públicas e comunidades quilombolas.

Neste ano, o Piauí está voltado para Esperança Garcia. Além da nossa HQ, o SALIPI será inteiramente dedicado a ela. Também, o criador da feira, Douglas Machado, vai lançar o primeiro documentário sobre Esperança”. É o que aponta o outro autor da HQ, João P. Luiz.

Capa da HQ. Foto: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Curso Ética Ubuntu e a urgência de descolonizar pensamentos recebe inscrições

Sobre Esperança Garcia

Alfabetizada por jesuítas, Esperança entregou a carta ao governador da Província do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, no dia 6 de setembro de 1770 – data em que hoje se comemora o Dia Estadual da Consciência Negra. Nela, relatava a violência sofrida por parte do feitor da fazenda para onde foi levada para trabalhar como cozinheira. No escrito, ela pedia, ainda, que fosse devolvida à sua fazenda de origem, chamada Algodões, e que sua filha fosse batizada.

A carta de Esperança é considerada a primeira petição escrita por uma mulher na história do Estado, daí o reconhecimento da OAB que a converteu em primeira advogada mulher do país e precursora da advocacia no Piauí. Também é um documento importante para as origens da literatura afro-brasileira. 

O manuscrito representa para esta literatura o mesmo que a Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, corresponde para o cânone ocidental da literatura brasileira, como textos precursores”, afirma Juliane. “É certamente um dos registros escritos mais antigos da escravidão no Brasil, empunhado por uma escravizada negra e cativa, o que confere para a criação dessa narrativa gráfica o status de uma escritura da gênese literária afro-brasileira”.

LEIA TAMBÉM: Livro Amina Mama & Lélia González está disponível para download gratuito

Saiba mais

Lançamento HQ A Voz da Esperança

Datas: 11 a 20/08/2023
Horário: das 8h às 20h

Bate-papo com os autores

Data: 18/08/2023
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural Rosa dos Ventos, Universidade Federal do Piauí – Campus Universitário Ministro Petrônio Portella
Endereço: Av. Universitária, s/n – bairro Ininga, Teresina (PI)
Entrada gratuita

Tenha acesso à HQ

www.avozdeesperancagarcia.quintacapa.com.br

Foto de capa: Divulgação.

LEIA TAMBÉM: Esperança Garcia, pela liberdade

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: