Alagoas

I Festival Revoada de Cinema valoriza público periférico em Maceió

Durante cinco dias de programação, o I Festival Revoada de Cinema das periferias reuniu público diverso e periférico no bairro Benedito Bentes, situado na parte alta de Maceió (AL). O projeto contou com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Alagoas).

O Festival de Cinema das periferias trouxe uma série de ações que haviam sendo realizadas desde setembro, pela produtora de Céu Vermelho Fogo Filmes. Isso com iniciativas e atividades de valorização, formação e disseminação do audiovisual em Maceió.

Foto: Nathalia Bezerra.

A ideia foi pensada para atingir o povo da região periférica e da parte alta da capital de Alagoas. Durante a mostra, foram exibidas cinco produções reconhecidas, entre elas, o filme Serial Kelly (2020), da Globo Filmes e dirigido pelo renomado cineasta alagoano, René Guerra. Além dos longas A Filha do Palhaço (2022), Noites Alienígenas (2022), Medusa (2021), Perlimps (2022) e ÚYRA – A Retomada da Floresta (2022).

As noites de exibições contaram com a presença dos diretores Sérgio de Carvalho, René Guerra e da roteirista Martina Sönksen. E ainda foram exibidas curtas-metragens inéditos, presentes na lista de mais de 360 obras inscritas para o Festival Revoada.

Música, gastronomia e teatro

Durante o período das cinco noites, aconteceram apresentações de 11 artistas e bandas alagoanas. As atrações musicais foram: Orquestra Filarmônica de Alagoas, Naná Martins, Alice Gorete, NSC – Neurônios Subconsciente, Aldo Vinícius, MC Roseane Santos, Banda TemperinhoHuná, Tequilla Bomb, Palhaço Hulkinho e Lari, Lore e Laís.

E ainda havia o “Espaço Bico”, local reservado para alimentação, no qual o público teve acesso à gastronomia dentro dos mais variados sabores de alimentos, produzidos por microempreendedores de Maceió. Outra ação do Festival Revoada foi ser palco para novos espetáculos teatrais na região do bairro do Benedito Bentes.

As ações do Festival teve como patrocinadores o Banco Regional do Desenvolvimento (BRDE), o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Cultura (FMAC), e a parceria do Confurt Hotel, da Agência Cilibrina, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), da Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes (Prefcom), da vereadora Teca Nelma e da Bodega do Sertão.

Foto de capa: Renata Baracho.

LEIA TAMBÉM: Evento conjunto contou com as artistas Núbia e Camila Reis em São Luís

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: