O III Festival Dá Teu Nome chega ao fim neste sábado, 15, com uma programação especial no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza (CE). O evento, integrante do programa Dá Teu Nome, do Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante de Cultura e Arte, acontece desde janeiro e encerra com apresentações do Carnaval no Inferno e Baile Preto com Luiza Nobel.
O Festival promoveu uma programação recheada de debates, oficinas, lançamentos e encontros voltados à valorização das expressões artísticas LGBTQIAPN+, com foco em iniciativas transmasculinas, travestis e não-binárias. Neste sábado, haverá ações do Instituto Mirante em alusão ao mês de visibilidade a travestis e pessoas trans, comemorado em janeiro.
“Esse momento é muito mais de celebração das diversidades, dos modos de fazer cultura, do se reinventar, já que o Instituto vem realizando ao longo do ano um conjunto de estratégias que vem se desdobrando em ações de permanência, de garantia da diversidade desses corpos no fazer cultural cearense”, avalia a coordenadora da NUPA, Dediane Souza. “Será um momento de celebrar a cultura e a diversidade de forma alegre, que é o modo da gente fazer cultura enquanto pessoas travestis, homens e mulheres transexuais e não binárias”, acrescenta.
As atividades iniciam às 16h30, com DJs do Carnaval no Inferno, coletivo artístico de Fortaleza que nasceu como bloco de rua voltado para pessoas no espectro radical das desobediências de gênero, das dissidências sexuais e dos corpos racializados. Mais do que uma celebração carnavalesca, o coletivo se estabelece como um espaço de resistência e expressão política, promovendo visibilidade e fortalecendo narrativas de grupos historicamente marginalizados por meio da arte e da festa.
Na sequência, acontece o Baile Preto com Luiza Nobel ,celebrando a ancestralidade e a cultura afro-brasileira por meio da música e promovendo alegria e diversão junto a um discurso de resistência, equidade e valorização das narrativas negras no Brasil. Explorando as sonoridades do black music, soul, funk, pagodão, afoxé e maracatu, a cantora é acompanhada por Zeis na guitarra, Daniel Rebouças na bateria, Thais Costa na percussão, Jocasta no backing vocal e Glauber Alves no baixo,
Além dos shows, a Kuya – Centro de Design do Ceará realiza a Feira KUYA de Design Autoral especial Festival Dá Teu Nome, das 17h às 22h. A entrada é gratuita e sujeita à capacidade do espaço. Os equipamentos do Complexo Cultural Estação das Artes integram a Rede de Equipamentos da Secult Ceará e são geridos em parceria com o Instituto Mirante.
Conheça detalhes
Encerramento do III Festival Dá Teu Nome
Quando: 15 de fevereiro (sábado) | 16h30 às 22h
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Entrada gratuita mediante a capacidade do local
Classificação indicativa: 18 anos
Programação
16h às 20h – DJs Carnaval no Inferno
20h às 22h – Baile Preto, com Luiza Nobel (acessível em Libras)
Palco da Estação das Artes
17h às 22h – Feira KUYA de Design Autoral: Festival Dá Teu Nome
Kuya – Centro de Design do Ceará
17h às 22h – Hora Boa no Mercado
*Horário promocional: 17h às 18h
Mercado AlimentaCE
Foto de capa: Sunny Maia.
LEIA MAIS: Espetáculo “Vulcão Anastácia: O Concerto” chega ao Theatro José de Alencar