Ceará Pretarte

Espetáculo musical infantil celebra ancestralidade na infância

O espetáculo musical infantil “Mas peraí, de onde eu vim?” terá estreia neste sábado, 1º, a partir das 18 horas, na Casa de Encantaria e Cura Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza (CE). A peça, que pretende celebrar a ancestralidade na fase da infância, é organizada pelo Grupo Teatro na Porta de Casa, composto por artistas negros de múltiplas linguagens. A entrada é gratuita.  

A montagem traz a trajetória de Akanni Ayô (Lucas Limeira), uma criança negra que está conhecendo a sua ancestralidade junto com a sua amiga Zuri (Conceição Soares). Com brincadeiras, músicas e conversas com suas mães, as crianças descobrem os significados e as origens de seus nomes, danças e brincadeiras. A peça musical expressa a história e sabedoria afro-brasileira ao mostrar como a representatividade é importante para a aceitação do indivíduo e sua valorização. O projeto foi contemplado pelo II Edital Cultura Infância, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Foto: Sérgio Lima.

A atriz, diretora e roteirista do espetáculo, Conceição Soares, conta que a história foi inspirada no podcast “Histórias para ninar uma criança preta”, que é de sua autoria também. A artista relata que se motivou a falar sobre e para crianças negras ao se sentir longe de seu sobrinho, quando teve que sair de sua terra natal, Pacoti (CE), para estudar em Fortaleza.

Quando me vi distante do meu sobrinho, senti a necessidade de estar perto dele de alguma maneira, então fiz o podcast. Eu tive medo de como a falta de uma referência negra e de como o preconceito chegaria até ele. Trabalhei muito a questão da autoestima, de ele, desde cedo, se reconhecer como negro e se amar por isso”. O podcast e a mostra são maneiras que a cearense achou para contribuir com as vivências de seu sobrinho. 

Foto: Sérgio Lima.

Serão três apresentações gratuitas, duas em Fortaleza e uma na cidade de Pacoti. O ator e produtor executivo, Lucas Limeira, visa poder levar a peça para mais teatros e para mais cidades do Ceará. “É fundamental que as crianças desde cedo tenham contato com a história e as tradições da cultura negra, para que possam ter orgulho de seus traços, sua cor e conhecer a história de nossos ancestrais. Levar essa peça para mais apresentações, e quem sabe por mais cidades do estado, é uma forma de ampliar o alcance dessa mensagem”. É o que declara.

Ficha técnica

Direção: Conceição Soares 
Elenco: Conceição Soares, Lucas Limeira, Hai, Pipa e Chico da Silva
Produção: Lucas Limeira, Conceição Soares e Chico da Silva
Arte: Gabe Antunes
Fotografia: Sérgio Lima e Hélio Macedo
Figurino: Ingrid Guerra
Maquiagem: Mateus Araujo
Iluminação: Leandra Yanka
Cenário: Rafa Nascimento

Confira detalhes

Espetáculo “Mas peraí, de onde eu vim?”

Data: 01º/07/2023, sábado
Horário: 18 horas
Local: Casa de Encantaria e Cura Nossa Senhora das Dores
Endereço: Rua Pedro II, 552, bairro Vila Peri, Fortaleza (CE)
Mais informações: @teatronaportadecasa 
Entrada gratuita

Foto de capa: Sérgio Lima.

LEIA TAMBÉM: Ludmilla traz novamente à Fortaleza o seu show Numanice

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: