A oficina online “Saberes Espiralares – sobre teatros negros e a cena contemporânea preta” está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 13 de setembro, com o objetivo de aprofundar os estudos e as pesquisas sobre as histórias e as estéticas do teatro negro no Brasil. A formação terá início em 16 de setembro, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira, com 45 horas de carga horária, e será ministrada por Lorenna Rocha. Não é necessário ter experiência prévia na área.
As aulas são voltadas para artistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados em conhecer mais sobre teatros no Brasil. A metodologia da oficina inclui aulas expositivas, debates e rodas de conversa, para promover a troca de conhecimentos e experiências. Os participantes terão acesso a materiais como textos, vídeos e artigos, além de poderem interagir com a ministrante e com artistas convidadas.
Ao todo, são 30 vagas, sendo 50% para pessoas negras, indígenas e quilombolas, 10% para pessoas LGBTTQIA+ e 10% para pessoas surdas e ensurdecidas. Todas as 15 aulas contarão com a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Acredito que fazer um curso como esse é alimentar formas de sensibilidades expansivas, que levem em conta o manancial estético, político e histórico que artistas negros e negras criaram e reinventaram em nosso país”, afirma Lorenna Rocha.
“Espaços formativos são momentos de encontro, de troca, e isso particularmente me inspira muito. É ter a oportunidade de conhecer formas do fazer teatral e da arte da performance, não apenas pela lente da resistência política, mas também pela percepção da criatividade e inventividade que está impressa nas obras com pessoas negras e racializadas”, explica a pesquisadora.
A oficina será dividida em três módulos, abordando desde a história dos teatros negros até as produções contemporâneas. Para enriquecer os debates, cada módulo contará com a participação de uma artista convidada: Raquel Franco, Íris Campos, Iara Izidoro, Nana Sodré e Guilherme Diniz. Por meio de apresentações, conversas e debates, elas compartilharão processos criativos e visões sobre a cena teatral contemporânea, abrindo espaço para um diálogo profundo sobre a arte e a cultura negra.
“O curso tem uma base introdutória, mas que vai se aprofundando nos temas no decorrer dos encontros. Sou uma facilitadora, estarei estimulando a autonomia dos participantes, para que eles possam, durante e após o curso, encontrar seus próprios caminhos para os estudos de teatro e performance negra”, conta.
Entre outros temas, serão abordadas a influência da cultura africana nos teatros negros, as representações negras no teatro brasileiro, as novas dramaturgias negras e a importância da ancestralidade na criação artística.
Confira detalhes
Oficina SABERES ESPIRALARES
Datas: Módulo 1 – 16 a 20 de setembro; Módulo 2 (participação das convidadas) – 23 a 27 de setembro; Módulo 3 – 30 de setembro a 4 de outubro
Datas da participação das convidadas: Raquel Franco – 23 de setembro; Íris Campos – 24 de setembro; Iara Izidoro – 25 de setembro; Naná Sodré – 26 de setembro; Guilherme Diniz – 27 de setembro
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 45 horas – 15 encontros
Local: Plataforma Zoom (on-line)
Vagas: 30 (50% para pessoas negras, indígenas, quilombolas, 10% para pessoas LGBTTQIA+ e 10% para pessoas surdas e ensurdecidas)
Todas as aulas contarão com intérpretes de Libras
Inscrições: até 13/09/24, no link https://bit.ly/SABERESESPIRALARES
Produção Executiva: Maat Produções
Assistência de produção: AFAR Produções
Incentivo: Governo do Estado de Pernambuco, Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE)
Parceria: 4parede.com
Foto de capa: Divulgação.
LEIA MAIS: 9 produções com protagonismo negro que você deve conferir