No dia 31 de março, a biomédica e pesquisadora brasileira Jaqueline Goes, 35 anos, inaugurou o Instituto Jaqueline Goes – Ciência Entre Nós. Segundo a pesquisadora, ”o projeto foi aprimorado ao longo dos últimos anos e é mais do que uma iniciativa pessoal. Trata-se de um compromisso com o futuro de meninas e mulheres negras, ciganas, quilombolas e de outros grupos historicamente marginalizados”, com o objetivo de oferecer suporte para que conquistem espaço no meio acadêmico.
Nesse contexto, o Instituto Jaqueline Goes nasce com o propósito de promover um caminho mais inclusivo, tendo como pilares a diversidade e a igualdade. A iniciativa busca construir uma rede de apoio para jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo acesso ao conhecimento e fortalecendo a confiança necessária para que avancem e deixem a própria marca, especialmente na ciência.
Para isso, o projeto é idealizado em parceria com a Dra. Valéria Borges, da Fiocruz; a Dra. Déboraci Prates, da UFBA e a pedagoga Edna Goes. Juntas, elas desenvolvem uma proposta de mentoria e tutoria voltada para mulheres do ensino médio e superior, com o objetivo de ampliar o acesso delas à carreira científica.
Foto de capa: Reprodução/Internet.
LEIA MAIS: Jornada Galápagos de Jornalismo abre inscrições para nova edição gratuita