Notícias Radar Negro

Instituto lança Programa de Permanência para estudantes pretes de Medicina

O Instituto Luiza Mahin (Iluma), a primeira associação de médicos(as) e estudantes negres do país, iniciou no dia 30 de julho, as inscrições para o Programa de Permanência Estudantil.

A iniciativa visa a aumentar a diversidade étnico-racial na medicina, oferecendo recursos e mentoria para universitários(as) negres que não possuem condições financeiras de arcar com as despesas universitárias. 

O programa terá vigência de um ano, a partir do pagamento da primeira parcela da bolsa, e os(as) interessados(as) poderão se inscrever para a função de doador(a) ou na condição de bolsista, no caso dos(as) acadêmicos(as).

Para concorrer às bolsas, é necessário que o(a) estudante seja negre e esteja matriculado no curso de medicina. É preciso também comprovar renda, atestando que possui renda mensal familiar de um salário mínimo por pessoa, não ultrapassando o teto de seis salários mínimos.

Caso aprovado(a), o(a) acadêmico(a) precisa frequentar as aulas regularmente e manter um desempenho satisfatório nas disciplinas, não podendo acumular mais de três reprovações por semestre, sob pena de desligamento do programa.

Além disso, o(a) universitário(a) deverá apresentar comprovante de matrícula e histórico universitário no início de cada semestre, em até 15 dias úteis. 

Doador(a) solidário(a) e padrinho/madrinha

Qualquer pessoa, independente da nacionalidade, pode se inscrever para ser doador solidário, arcando com uma bolsa mensal de de R$ 400,00 – equivalente ao valor mínimo de uma bolsa de iniciação científica – como forma de apoiar a permanência do(a) estudante na universidade. 

Além disso, médicos(as) negres poderão se inscrever na categoria de doador(a) padrinho/madrinha, atuando também como mentores do(a) estudante, oferecendo apoio e orientação profissional e pessoal, além do custeio da bolsa mensal. É preciso ser associado(a) ao Instituto para participar dessa modalidade.

Os(As) acadêmicos(as) serão contemplados com a bolsa conforme os doadores se inscrevam no programa. Os demais selecionados(as) e que não receberem a bolsa entrarão na lista de espera. 

Para mais informações e acesso aos formulários de inscrição, confira o edital do programa.

Foto de capa: Retha Ferguson/Pexels.

Compartilhe: