Notícias

Lançamento da 2ª Marcha de Mulheres Negras acontecerá no dia 21 de março

A 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras será lançada no dia 21 de março, às 18h30, de maneira híbrida (presencial em diversos lugares do Brasil e online). O evento acontecerá por meio da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e a Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira, juntamente com os movimentos de mulheres negras e ativistas de coletivos negros e/ou mistos de todo o país. A iniciativa tem o objetivo de convocar a sociedade para a construção da Marcha Nacional, que irá acontecer em novembro de 2025, em Brasília.

Virtualmente, será realizada uma live com a presença de lideranças dos movimentos de mulheres negras. Dentre elas, estão nomes como Nilma Bentes (do Centro de Estudos do Negro do Pará – CEDENPA, da AMNB, e idealizadora da Marcha de Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver – 2015), Vinólia Andrade (do Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa, da Rede de Mulheres Negras do Nordeste e da AMNB), Andressa Franco (da Revista Afirmativa e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste), Alaerte Martins (da Rede de Mulheres Negras do Paraná e da AMNB) e Ana Carolina (Menina de 11 anos integrante do Instituto da Mulher Negra do Amapá – IMENA e da Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira).

Foto: Divulgação.

Presencialmente, o lançamento ocorrerá em diversas cidades, articulado de maneira coletiva com todas as mulheres negras que quiserem e puderem fazer parte da marcha. Para isso, existe um formulário de inscrição para quem deseja integrar o lançamento da Marcha e cadastrar atividades. As inscrições se encerram no dia 10 de março.

“O objetivo é que as organizações construam juntas as atividades presenciais nos estados em consonância com a transmissão ao vivo, que será no dia 21 de março, data que também marca o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial”, comenta Vinólia Andrade.

Relembrando a Marcha

A 1ª Marcha Nacional de Mulheres Negras aconteceu em 18 de novembro de 2015, também em Brasília, onde cerca de 100 mil mulheres caminharam sob a temática “Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver”. A expectativa é que, em 2025, dez anos após a primeira, a mobilização seja ainda maior.

“Precisamos fazer a marcha de 2025, e ela unirá um milhão de mulheres negras em Brasília porque as nossas vozes precisam ecoar forte naquele lugar”, diz Valdecir Nascimento, fundadora e ativista do Odara – Instituto da Mulher Negra, organização que compõe a coordenação da Rede de Mulheres Negras do Nordeste.

Confira detalhes

Lançamento da 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras

Quando: dia 21 de março, às 18h30
Onde: presencialmente, em diversos locais do país (a definir), e virtualmente
Inscrições: faça a sua clicando neste formulário
Para mais informações, entre em contato pelo email: comunic.redemnnordeste@gmail.com

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Seleção Petrobras Cultural privilegia projetos com recortes regionais e raciais

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: