O livro “Números da Discriminação Racial”, que traz dados sobre a diminuição da diferença de renda entre homens e mulheres brancos em contraste à de pessoas negras, será lançado em Salvador (BA) nesta terça-feira, 23, às 18h, no Centro Cultural da Câmara Municipal da cidade. A obra apresenta uma visão abrangente da literatura empírica voltada para o assunto e foi organizada pelos pesquisadores Michael França e Alysson Portella.
Em um dos capítulos, intitulado “Desigualdade de gênero e as camadas da discriminação”, os autores mostram uma significativa redução da disparidade de rendimento médio entre homens e mulheres brancas da década de 80 até os dias atuais. Segundo o levantamento, enquanto o valor médio recebido por mulheres brancas equivalia a 55% do recebido pelos homens brancos em 1982, em 2021, as mulheres brancas ganhavam, em média, 80% do que os homens brancos.
Para homens negros, o rendimento médio era de 50% daquele observado para os homens brancos no início da série histórica, passando para 58% em 2021. Em 1982, o rendimento mensal das mulheres negras em relação ao de homens brancos representava 28%, passando para 46% em 2021.
Workshop
Além do lançamento do livro, haverá o workshop Desigualdade Racial e Políticas Públicas, também no dia 23, das 9h às 17h, no Auditório Bahia Center (Anexo à Câmara de Vereadores), ministrado pelos organizadores.
Confira detalhes
Workshop Desigualdade Racial e Políticas Públicas
Quando: dia 23 de abril
Horário: das 9h às 17h
Onde: Auditório Bahia Center
Lançamento do livro Números da Discriminação Racial
Quando: dia 23 de abril
Horário: 18h
Onde: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (BA)
Foto de capa: Cottonbro/Pexels.
LEIA MAIS: Projeto cultural realiza ações de incentivo à leitura em município pernambucano