Atlântico

Nigéria é 1º país africano a ter equipes masculina e feminina de basquete na mesma Olimpíada

Neste domingo, 25, o time masculino de basquete da Nigéria fez sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio contra a Austrália. A vitória não veio (o placar foi 84 a 67 para os australianos), mas a Seleção africana já está fazendo história: o país é o primeiro da África a ter uma equipe masculina e uma feminina representando o basquete na mesma edição dos Jogos Olímpicos.

Apesar da derrota na partida deste domingo, na qual apenas o 1º tempo foi mais acirrado (o 2º teve amplo domínio da Austrália), o time masculino da Nigéria é bastante forte e regular. Nos amistosos prévios às Olimpíadas, surpreendeu a todos ao vencer os Estados Unidos por 90 a 87 e a Argentina por 94 a 71, a 1ª e a 4ª Seleções mais bem colocadas no ranking da Federação Internacional de Basquete (FIBA), respectivamente.

Foto: Reprodução/Twitter.

Dos 12 jogadores que disputam os Jogos, oito estão na NBA, principal liga de basquete do mundo: Precious Achiuwa (Miami Heat), Kezie Okpala (Miami Heat), Gabe Nnamdi Vincent (Miami Heat), Jordan Nwora (Milwaukee Bucks), Miye Oni (Utah Jazz), Jahlil Okafor (Detroit Pistons), Chimezie Metu (Sacramento Kings) e Josh Okogie (Minnesota Timberwolves).

Além disso, o técnico, Mike Brown, é bastante experiente (treinou Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers, na NBA, além de ter sido auxiliar técnico em outras quatro equipes, função que ainda exerce no Golden State Warriors) e carrega a responsabilidade de guiar a Nigéria rumo ao primeiro mata-mata de uma Seleção africana na história das Olimpíadas.

Foto: FIBA.

No feminino, a Nigéria é a 17ª colocada no ranking mundial. A equipe selecionada para os Jogos Olímpicos é bastante jovem. Diferentemente do masculino, o time das mulheres tem apenas uma jogadora que atua na WNBA (liga de basquete feminino nos EUA): Erica Ogwumike, de 23 anos, que atua pelo Minnesota Lynx.

Outras duas atletas que jogam na WNBA, Nneka Ogwumike (Los Angeles Sparks) e Elizabeth Williams (Atlanta Dream), não puderam ser convocadas para as Olimpíadas, porque já defenderam os Estados Unidos previamente em competições da FIBA.

Confira os horários dos jogos da Nigéria na primeira fase:

Masculino

27/07 – Nigéria x Alemanha, 22h
31/07 – Itália x Nigéria, 1h40

Feminino

27/07 – Nigéria x Estados Unidos, 1h40
30/07 – França x Nigéria, 5h20
01/08 – Nigéria x Japão, 22h

Foto de capa: Reprodução/Twitter.

LEIA TAMBÉM: Rebeca leva excelência e representatividade com Baile de Favela em Tóquio

Ouça o episódio #18 – Pretas nordestinas: Pesquisa Científica:

Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!

Compartilhe: