Bahia

Projeto Memória: Salvador será 1ª capital a receber evento sobre Lélia Gonzalez

O legado de Lélia Gonzalez (1935-1994) será homenageado em Salvador. Nos dias 27 e 28 de maio, no foyer da Biblioteca Central do Estado da Bahia, o evento “Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e reflexões antirracistas e antissexistas” irá promover diversas atividades relacionadas às contribuições da escritora e ativista no combate ao racismo e sexismo.

Realizada pela Associação Amigos do Cinema, o projeto possui o objetivo de homenagear os 90 anos de nascimento e 30 anos do falecimento de Lélia. E, para isso, sete capitais brasileiras receberão o evento até agosto de 2025. Além da capital baiana, Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Brasília (DF) também farão parte da rota do Projeto Memória.

Seminários, produções audiovisuais e painéis estão entre as ações que irão movimentar os dois dias de programação. Haverá a exibição de um videodocumentário sobre a trajetória de Lélia, além de painéis com os temas “A Luta Antirracista e Antissexista de Lélia Gonzalez” e “O pensamento Decolonial de Lélia Gonzalez e sua contribuição para a Educação”.

Entre as confirmadas nos painéis estão a escritora e consultora de políticas públicas, Karla Akotirene; a promotora e escritora, Lívia Sant’Anna Vaz; a professora e ex-vereadora, Jurema Batista; e a atriz e analista de TI, Manu Moraes.

O projeto também terá uma mostra com 18 painéis sobre a vida e a obra da Lélia. A exposição será gratuita, ficará aberta para visitação durante 30 dias e terá programação exclusiva para estudantes da rede pública de ensino.

Os ingressos para o evento já estão esgotados, e os espaços das atividades estão sujeitos à lotação do público. Saiba mais sobre o evento, clicando aqui.

Confira detalhes:

Projeto Memória Lélia Gonzalez: Caminhos e reflexões antirracistas e antissexistas

Quando: 27 e 28 de maio

Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia

Acesso: Gratuito (mediante apresentação de ingresso)

Foto de capa: Reprodução.

LEIA MAIS: Circuito Letras Pretinhas oferece imersão na literatura preta infantojuvenil em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: