A atriz e apresentadora Taís Araújo, 42, é a convidada do programa Roda Viva desta segunda-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher. O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, e também será transmitido ao vivo pelo site e pelas redes sociais da emissora. Nesta edição, a bancada será composta apenas por mulheres para a entrevista.
Taís foi a primeira mulher negra a ser protagonista em uma telenovela da Rede Globo, quando interpretou a personagem Preta, na novela Da Cor do Pecado (2004). No ano passado, a atriz interpretou no especial Falas Negras, dirigido por Lázaro Ramos, 42, a parlamentar Marielle Franco (1979-2018), que foi assassinada.
Nesse Dia Internacional da Mulher, é importante refletir sobre os espaços que são destinados às mulheres negras, seja nas telenovelas, no mercado de trabalho, bem como outros espaços da sociedade. É urgente que mais mulheres negras sejam protagonistas, contratadas, promovidas e respeitadas dentro de suas áreas de atuações.
Trajetória
Taís Araújo é uma atriz e apresentadora brasileira. Ela nasceu em 1978, no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Jornalismo. Mas não chegou a exercer a profissão, decidindo dedicar-se à atuação, principalmente em telenovelas.
Em 1995, estreou na televisão brasileira, na novela Tocaia Grande, da TV Manchete. Em 1996, ela se tornou conhecida como protagonista em Xica da Silva. Em 2004, ela foi a primeira protagonista negra em uma telenovela da Rede Globo, interpretando a personagem Preta, em Da Cor do Pecado. Em 2006, Taís interpretou Ellen em Cobras e Lagartos, e foi a Helena de Viver a Vida (2009). Em 2015, a atriz estrelou a série Mister Brau ao lado do marido, Lázaro Ramos. Em 2018, ela foi apresentadora da segunda temporada do show de talentos musical, Pop Star. Atualmente, Araújo é a Vitória em Amor de Mãe (2019-2021).
Saiba mais
Roda Viva com Taís Araújo
Quando: 8 de março, segunda-feira
Onde: canal da TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.
Foto de capa: Reprodução.
LEIA TAMBÉM: Articulação de Mulheres Negras Brasileiras lança 3ª edição do Março de Lutas
Ouça o episódio #05 – Dia do “e eu não sou uma mulher?” #OPodcastÉDelas2021:
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Sou um emaranhado de sonhos! Escrevo para me transformar e transformar o mundo! De amor e conexão pela escrita, escolhi o jornalismo como profissão. Hoje, sou Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o objetivo de contribuir, cada vez mais, para que a Comunicação e o Jornalismo sejam antirracistas.