A peça infantil “A Menina e o Gênio das Lamparinas”, do grupo Parafuso, chega à fase final das apresentações com série de exibições nas escolas públicas de Fortaleza (CE), Caucaia (CE) e Maracanaú (CE). O enredo sensibiliza o público infanto-juvenil sobre questões, como racismo, respeito e identidade. As últimas apresentações estão previstas para acontecer nos dias 21, 22, 24 e 28 de março.
O espetáculo é apresentado com bonecos de mamulengo e leva para o público reflexões sobre temas sobre identidade, respeito e racismo. Desde janeiro, o Grupo se apresenta em escolas públicas do Ceará. “A Menina e o Gênio das Lamparinas” é realizado através do edital Ceará de Incentivo às Artes/2022 da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
História
A peça conta a história de Rosângela, uma menina negra que ama cantar. Ela também gosta muito de assistir ao programa infantil da apresentadora “Bella Branquine”, com dicas de moda e beleza. Acontece que, certo dia, Rosângela se desespera ao perceber que não está dentro dos padrões exigidos por sua apresentadora. Com ajuda de outras personagens, como Dona Zimá, Kauane Tapeba, a Cobra Bonitinha e o Gênio das Lamparinas, Rosângela vai se reconhecendo e reconhecendo sua cultura e identidade.
As produções do Grupo Parafuso sempre apresentam temáticas importantes que fazem pensar sobre racismo, medo, empatia, autoconhecimento, empoderamento, mídias digitais e intolerância religiosa. “A ideia é democratizar a arte e a cultura como formas de transformar pensamentos e ações”. É o que explica Keven Rocha, diretor do Grupo. Ao todo, foram nove instituições de ensino de Fortaleza e Caucaia que receberam a atração que também pode ser vista em espaços culturais e privados.
Programação
21/03/2023 – terça-feira, 9h30
Escola Papa João XXIII
Rua 13 de abril, 595 A – Vila União
22/03/2023 – quarta-feira, 9h30
Escola Bilíngue Francisco Suderland Bastos Moda
Avenida Bernardo Manuel, 9970 A – Dendê
24/03/2023 – sexta-feira, 7h40
Escola Municipal Vicente Fialho
Rua Irmã Bazet, 182 – Montese
28/03/2023 – terça-feira, 9h30 e 14h
9h30 – EMEF Adauto Ferreira Lima
Av. do Contorno Leste, S/N, Timbó – Maracanaú
14h – EMEIEF Prefeito Almir Freitas Dutra
Rua Elífio Medeiros da Cunha – Pajuçara, Maracanaú
Foto de capa: Estúdio Margem.
LEIA TAMBÉM: Coletivo promove ações de consciência pela redução da discriminação racial