Black Nordeste Notícias

Plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras inaugura sede em Salvador

A plataforma literária Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras (DIMN) realizará a inauguração de sede própria no dia 6 de abril, em Salvador (BA), por meio de parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. Na data, a programação inclui o lançamento da versão impressa do livro Slam Insubmisso – edição especial Autoras Nordestinas e o Baile Insubmisso, sob o comando da DJ Nai Kiese.

A abertura da sede do projeto conta também com o apoio da Bem-Te-Vi Diversidade, do Instituto Ibirapitanga e do Odara – Instituto da Mulher Negra, responsável legal para a formalização e por todo o suporte, pela vasta experiência que acumulam em mais de 10 anos de atuação.

Baile Insubmisso. Foto: Lis Pedreira.

Dayse Sacramento, fundadora e idealizadora da DIMN, ressalta que este momento representa uma nova fase da plataforma, que busca se formalizar enquanto OSC, “pois ao se enquadrar como uma organização do terceiro setor, nos voltamos ainda mais para a valorização, circulação e publicação da produção intelectual, tendo como foco os debates raciais protagonizados pelas contribuições, pesquisas e artivismos de mulheres negras”.

“Termos um espaço físico é possibilitar a realização de manifestações, eventos, reuniões, cursos, formações, além de receber o escritório da Editora Diálogos Insubmissos. A casa também será um espaço de aquilombamento para mulheres negras que vivem da arte, música e literatura”, afirma Técia Santos, produtora da DIMN.

Programação

A abertura da sede contará com três atividades, que terão acessibilidade em Libras. No dia 6 de abril, das 16h às 18h, o acontecerá o Encontro de Avaliação sobre Formação Docente, com participantes dos aperfeiçoamentos promovidos pelo Diálogos que ao longo dos dois anos.

Das 19h às 21h, haverá lançamento e distribuição de exemplares do livro “Slam Insubmisso – Autoras Nordestinas”, que trata sobre questões presentes no cotidiano de pessoas negras. Ao mesmo tempo, acontecerá uma mesa formada pelas autoras: a jornalista, rapper e poeta Carmen Kemoly (MA); a educadora social e poetisa marginal Jessica Preta (PE); e a slammer e mestre em leitura, literatura e cultura Vanessa Cerqueira (BA). A conversa terá mediação de Dayse Sacramento.

DJ Nai Kiese. Foto: Divulgação.

Para encerrar, a primeira DJ residente do Instituto Diálogos Insubmissos, Nai Kiese, irá realizar o Baile Insubmisso, com uma lista de músicas dançantes com influências no dancehall, raggamuffin, afrobeat, kuduru, funk e no próprio Hip Hop.

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras

Em 2024, a DIMN celebra sete anos de pesquisas, encontros, compartilhamentos de saberes, em torno de uma perspectiva feminista negra para a literatura. A plataforma literária teve início a partir de um projeto de pesquisa no IFBA, tendo Dayse Sacramento como pesquisadora responsável. 

Em 20 de novembro de 2021, foi lançada a Editora Diálogos Insubmissos e a primeira publicação, “Insubmissão Intelectual de Mulheres Negras Nordestinas”, com nove ensaios de mulheres negras dos estados do Nordeste, no contexto da pandemia da Covid-19.

Confira detalhes

Abertura da sede Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras – Lançamento de Livro e Baile Insubmisso

Quando: 6 de abril
Horário: 16 às 22h
Onde: Rua Prediliano Pitta, 77 – Garcia, Salvador-BA
Entrada gratuita

Foto de capa: Divulgação.

LEIA MAIS: Projeto cultural promove espetáculos e oficinas gratuitas em Salvador

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: