Bahia Mundo

TV francesa exibe com exclusividade o espetáculo baiano “A Ópera dos Terreiros”

A TV francesa France Télévisions – France4/CultureBox exibiu o espetáculo “A Ópera dos Terreiros”, filmada em outubro do ano passado, em Salvador (BA), por equipes francesas, dirigidas por três cineastas, durante a ocupação artística “Salvador em Ópera”, que foi realizada no Espaço Cultural da Barroquinha pelo Núcleo de Ópera da Bahia (NOP). A exibição foi realizada na noite da última terça-feira (26), às 21h, horário de Paris.

O espetáculo tem música Aldo Brizzi e libreto de Aldo Brizzi e Jorge Portugal. Les Cercles Sacrés (Os Círculos Sagrados) foi a tradução escolhida pela France Télévisions para o título original “A Ópera dos Terreiros”. O espetáculo foi selecionado para o marco da Olympiades Culturais, ligadas aos Jogos Olímpicos de Paris, e será exibido no canal cultural aberto de mais sucesso da Europa.

Foto: Mario Quadros

Logo em seguida também, o canal francês exibiu a ópera “Amor Azul”, de Gilberto Gil de Aldo Brizzi, gravada na França em 2023. Assim, duas óperas brasileiras, produzidas na Bahia, ocuparam a programação de uma importante TV francesa por quase cinco horas.

Romeu e Julieta negros

A “Ópera dos Terreiros” é uma produção do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) que trata de aspectos e dimensões da cultura afro-brasileira, explorando as múltiplas linguagens que abrangem a arte contemporânea: a vida cotidiana atual e as tradições e raízes do povo africano, que foi trazido escravizado para o Brasil no período da colonização.

O espetáculo conta uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô – Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil – um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.

A música passeia pelos sons da afro descendência, misturando canto lírico, percussão afro-brasileira e eletrônica. Uma mescla da cultura da música erudita com a cultura afro-brasileira, como uma nova forma de ópera lírica e popular, uma concepção não tradicional dentro do universo operístico. Uma ópera em português com quatro cenas e duração de 90 minutos.

Foto de capa: Mario Quadros

LEIA TAMBÉM: Rihanna estampa capa e comanda a direção criativa da Vogue China de abril; confira

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: