“Sem papas na língua”. Assim são as apresentadoras do Umbu Podcast, Camilla França e Mirtes Santa Rosa. Elas falam abertamente sobre tudo: cultura, família, moda, futebol e política. É expondo suas vivências enquanto mulheres negras baianas, sem engasgar com temas relacionados à raça ou ao gênero, que elas colocam suas vozes no mundo. Recentemente, no último dia 7 de março, o podcast chegou na sua 6ª temporada.
Na nova temporada, o Umbu recebe artistas da música, teatro, literatura e comunicação de diferentes gerações, como o ator, cantor e compositor Dan Ferreira, o escritor Edgar Abbehusen, os atores do Bando de Teatro Olodum Cássia Valle e Jorge Washigton; a cantora Marcia Short, a diretora artística do TCA Rose Lima; o humorista Matheus Buente e as jornalistas Luana Assis e Luana Souza.
Em três anos de trajetória, foram ao ar cerca de 40 episódios. E tiveram a participação de convidados de diversas áreas, a exemplo da atual Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o cantor e compositor Russo Passapusso e a advogada feminista Mariana Regis.
“O Umbu é o canal que criamos para podermos nos expressar livremente sobre tudo que pensamos e experienciamos. Entendemos como historicamente nossas vozes foram caladas e poder contar nossa própria história, do nosso jeito, faz parte da comunicação plural e democrática que acreditamos”, ressaltam as apresentadoras.
Sobre o Umbu Podcast
O Umbu Podcast nasceu em 2020 com a proposta de dialogar com elementos da identidade e cultura baiana em formato de uma resenha. O podcast acontece por temporada e é apresentado pelas comunicadoras negras, Camilla França e Mirtes Santa Rosa. Todos os episódios estão disponíveis nas plataformas de streaming de áudio e canal do YouTube.
Paralelamente ao podcast, o Umbu também tem outra programação na rádio Metrópole com convidados que conversam sobre assuntos variados, todas quintas-feiras, a partir das 20 horas, pela rádio 101,3 FM e pelo site da estação e também pelo YouTube da Metrópole.
Sobre as podcasters
Camilla França
É jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É uma das idealizadoras e hosts do Umbu Podcast e Coordenadora de Comunicação da Fábrica Cultural. Trabalha com consultoria e coordenação de comunicação e produção executiva de projetos culturais.
Sua especialidade é o campo cultural (de vida e de estudo), no qual mescla conhecimentos empíricos e acadêmicos na gestão e concepção de conteúdos culturais, como o Festival Literário Nacional (FLIN) e o Circuito Literário Nacional (Literatur). Também foi curadora e coordenadora da Flica 2022 e integrou a comissão curatorial de música do Salvador Capital Afro.
Mirtes Santa Rosa
É publicitária, especialista em Comunicação e Gerenciamento de Marcas. É uma das idealizadoras e hosts do Umbu Podcast e colunista do Portal Soteropreta. Atua na consultoria e gestão de projetos comunicacionais e culturais, passando por agências, como Via Mídia, Leiaute Propaganda, Tempo Propaganda, Objectiva Comunicação e Propeg Bahia, além de acumular vasta experiência na coordenação de contas e contratos publicitários na gestão pública.
Foi produtora executiva do projeto Revista Laroyê, da campanha de financiamento coletivo “Sou Ilê o ano inteiro” e na live “Ilê Vivo do Bloco Afro Ilê Aiyê”. Na comunicação, também destaca-se como Coordenadora de Comunicação para a campanha de financiamento coletivo do livro “Reflexões-Escritas de Mãe Valnizia Bianch”.
Novos episódios do Umbu Podcast estreiam toda terça-feira e estão disponíveis nas principais plataformas de áudio e no canal do YouTube. Os bastidores das gravações também podem ser acompanhados através da conta no Instagram.
Acompanhe!
Instagram: @umbupodcast
Spotify: Umbu Podcast
Youtube: Umbu Podcast
Site: www.portalumbu.com.br
Foto de capa: Fernanda Maia.
LEIA TAMBÉM: Pesquisadora negra organiza vaquinha para Doutorado sanduíche no Texas
Apoie a mídia negra nordestina: Financie o Negrê aqui!
Quando criança, sonhava em ser escritora. Hoje, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Prêmio Neusa Maria de Jornalismo. Produtora cultural, simpática, TCC nota 10 e faz tudo.