Em parceria com as consultorias Indique uma Preta e Oliver Press, a companhia celebra a formação de 350 profissionais de marketing com foco na agenda racial em novembro – mês dedicado à Consciência Negra
A Unilever fundou a Escola de Marketing Antirracista (EMA) para acelerar o seu impacto na diversidade. O propósito é promover uma transformação significativa nas práticas internas da companhia, com ações cada vez mais afirmativas, ao mesmo tempo em que busca impactar de forma positiva o mercado e a sociedade. A iniciativa é em parceria com as consultorias especializadas Indique Uma Preta e Oliver Press; que tinham como missão formar o time de Marketing da multinacional de bens de consumo à luz do “Brasil real”, composto por 56% de pessoas que se autodeclaram pardas ou pretas.
O mês de novembro, conhecido como o mês da Consciência Negra, foi escolhido para encerrar as aulas da Escola Antirracista. Além de marcar 1 (um) ano da concepção do projeto, que chegou ao estágio final devido aos investimentos de, aproximadamente, 1 milhão de reais, da Unilever.
Um total de 350 colaboradores de Marketing da Unilever frequentaram a EMA, com cerca de 40 horas de formação. O programa da Escola de Marketing Antirracista foi desenhado com um currículo robusto, incluindo, módulos teóricos e práticos, mentorias e momentos de imersão presencial.
Mais de 30 profissionais atuaram como professores da escola. Entre os grandes nomes da Agenda Racial do Brasil, estão especialistas, como Luana Genot (do Instituto Identidades do Brasil – ID_BR) que abordou sobre Estratégias de Negócios Afrocentrados e a Thais Bernardes apresentou os bastidores da criação do Notícia Preta.
O publicitário Felipe Silva (Agência Gana), por sua vez, conduziu um debate sobre criação e propósito de marca, enquanto a atriz Taís Araújo foi convidada para refletir sobre Responsabilidade das Marcas e empresas em um ecossistema de Diversidade, Equidade e Inclusão (ED&I). Da área acadêmica, estiverem presentes, figuras importantes, como o Prof. Dr. Dennis Oliveira (USP), que trouxe a visão sobre Semiótica Antirracista, além da Prof. Dra. Roberta Campos (UFRJ e ESPM), falando a respeito de Antropologia do Consumo. A Indique Uma Preta foi responsável pela condução e desenvolvimento de todas as aulas, enquanto a Oliver Press liderou a relação institucional com os professores.
Conforme aponta o Líder de Cultura e Marca Empregadora da Unilever, Vinicius Araújo, a companhia entende a responsabilidade e a urgência de estar em sintonia com as demandas da sociedade, uma vez que está presente em 100% dos lares brasileiros. A intenção é usar a força das mais de 30 marcas – entre elas Dove, Rexona, OMO, CIF e Hellmann’s –, para transformar o mercado. Com isso, a Unilever se uniu a consultorias especializadas em Marketing, Comunicação e ED&I para desenhar um formato pioneiro de desenvolvimento.
“O diferencial da Escola de Marketing Antirracista está em sua abordagem inédita: o programa revisa toda a cadeia do marketing sob a ótica antirracista, abrangendo desde a valorização das negritudes, antropologia do consumo, semiótica, pesquisa e desenvolvimento de produtos, relacionamento com comunidades até a comunicação nos pontos de venda. Ao longo da jornada, 15 projetos das nossas marcas foram acelerados a partir das mentorias com Felipe Silva, Founder e CCO da agência GANA. Essa revisão e ampliação das nossas lentes habilitam novos investimentos direcionados e alinhados com as demandas da população negra”.
“A Escola de Marketing Antirracista é resultado de um esforço coletivo e intencional — da Unilever, da Indique Uma Preta, da Oliver Press e de todo o squad (grupo multidisciplinar da Unilever). Somos um time 100% composto por mulheres negras, como consultora estrategista deste projeto, articulamos pautas relevantes para o universo do marketing, mas que também tocam diretamente nas necessidades dos consumidores do Brasil. Marcas que entenderam sua responsabilidade na construção de conversas relevantes, com olhar voltado para o que movimenta a cultura da nossa sociedade têm dado a largada no mercado e testemunhar essa transição para as marcas da Unilever é a esperança de um mercado mais inovador”. É o que afirma a sócia e cofundadora Indique Uma Preta, Daniele Mattos.
“A Oliver Press é a agência correalizadora da EMA e a responsável pela atuação como conselho consultivo no que tange à curadoria e também como relações institucionais da Unilever com os parceiros. A EMA vai muito além de um projeto em prol da representatividade negra na publicidade. É um trabalho profundo que inicia suas movimentações de dentro para fora, com letramento e uma jornada de conhecimento intensa voltada para a comunicação antirracista – ‘walk the talk’. A sensação de dever cumprido se fortalece com tanto propósito nesta ação. Agora, partimos para o encerramento com a Imersão Antirracista, uma experiência imersiva e sensorial que navega pelo empoderamento negro, promovida pela nossa área de Projetos Especiais”. É o que declara a CEO e fundadora da Oliver Press, Juliana Oliveira.
Antes mesmo da “formatura”, prevista para ocorrer em uma imersão, na primeira quinzena de dezembro, a EMA já vem influenciando em ações concretas nas quatro divisões de negócios da Unilever – Beleza & Bem-Estar, Cuidados com a Casa e Roupas, Nutrição e Cuidados Pessoais – por meio do desenvolvimento de campanhas com maior diversidade de vozes e representatividade, além de um olhar cuidadoso para o impacto das mensagens nas diversas audiências.
É o caso do Tudo Pra Creator, que vem atuando como uma aceleradora na formação de micro e nano influenciadores de beleza. Por meio de uma plataforma digital de estudos e gratuita, mais de 10 mil pessoas da comunidade negra vêm buscando se profissionalizar na produção de conteúdo. À frente do projeto, a unidade de negócio de Beleza e Bem-Estar da Unilever chegou a anunciar que, desde julho de 2024, 100% das campanhas das marcas Dove, Seda, Tresemmé e Clear passaram a incluir, em diferentes frentes, criadores pretos e pardos participantes do Tudo Pra Creator.
Próximos passos
Em 2025, a Unilever vai priorizar e amplificar a agenda racial, de acordo com Vinicius Araújo. “Nós queremos nos diferenciar promovendo uma cadeia de marketing cada vez mais atenta, inclusiva, relevante e, sobretudo, em sintonia com o Brasil real. Por meio dessa ação pioneira, a Unilever está sinalizando que é preciso ir além da representatividade dos castings. Vamos continuar desafiando a nossa estrutura interna, os nossos fornecedores e o mercado para, juntos, quebrarmos o status quo. Esse é um caminho sem volta”.
A eficácia da EMA será mensurada na segunda fase da estratégia de cultura antirracista, quando será instituído um comitê de governança de marketing antirracista. A previsão é que isso ocorra ainda no primeiro trimestre de 2025. Com a formação deste comitê, composto por integrantes internos e parceiros externos, será possível a construção de diretrizes do marketing antirracista e gestão de métricas para toda a cadeia.
Compromisso Unilever com ED&I
A Escola de Marketing Antirracista é mais um passo do compromisso contínuo da Unilever com a agenda racial. Esta não é a primeira iniciativa da Unilever dentro da sua jornada antirracista no Brasil. Em 2018, a companhia definiu a inclusão racial como um pilar e aliou-se a parceiros, como a Faculdade Zumbi dos Palmares, a Afrobras, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e ao Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), entre outros. Em 2021, lançou o Fundo Afrolever, projeto que teve o aporte financeiro de 17 milhões de reais para alavancar a agenda racial da companhia e também de parceiros.
A companhia também conta com um movimento interno liderado por colaboradores negros, o Coletivo Afrolever, que tem como objetivo pensar e fomentar iniciativas para atrair, reter e desenvolver talentos negros. Além de estimular o aumento da representatividade racial em cargos de liderança. Desde 2023, a companhia também patrocina o Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira.
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Foto de capa: Arthur Nobre/MM. Parte do squad de EMA se reuniu, na última aula, no escritório da Unilever. Da esquerda para direita, em pé, Daniele Mattos (Indique), Juliana Carvalho (Unilever), Cleyvianne Campos (Unilever), Aretha Teodoro (Indique), Bianca Flores (Indique), Paula Weinberg (Oliver Press), Patricia Hidaka (Oliver Press), Lilian Santos (Unilever), Verônica Dudiman (Indique), Marina Sá (Oliver Press) e Tamara Oliveira (Unilever). Da esquerda para direita, sentados: Vinicius Araujo (Unilever), Isabela Gripp (Unilever), Ana Paula Franzoti (Unilever), Luana Pereira (Unilever), Juliana Oliveira (Oliver Press) e Ana Carolina Valentim (Unilever).
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