O V Seminário Sesc Etnicidades acontece entre os dias 11 e 13 de setembro, em Porto Seguro (BA), de maneira gratuita. A iniciativa tem como temática “Iē tsaēhú ūpú korihé txó hiáb – a arte de cuidar do mundo”, que representa a ideia do evento em língua Patxohã, do povo Pataxó, da Bahia. Na programação, estão palestras, apresentações musicais e vivências em aldeias.
“O Sesc reconhece o papel das tecnologias ancestrais nas práticas criativas e na promoção do bem-estar das comunidades indígenas e negras. O Sesc Etnicidades promove um rico aprendizado a partir dessas vivências e evidencia o legado dessas populações para o país, um patrimônio imaterial, memória que constitui nossa história”, diz Janaína Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.
O V Seminário Sesc Etnicidades integra arte, conhecimentos tradicionais, direitos culturais e desenvolvimento sustentável, com o propósito de valorizar, fortalecer e difundir a produção artística de pessoas indígenas e negras no país, por meio de programações culturais e educativas.
Programação
Nesta quarta-feira, 11, uma conferência traz questões sobre o futuro do planeta, com Amanda Costa (SP), embaixadora do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, e Tainá Marajoara (PA), pesquisadora indígena que trabalha pelo reconhecimento da cultura alimentar como expressão cultural. Haverá também uma apresentação de canto e a dança da comunidade Pataxó.
O segundo dia terá a manhã dedicada a uma vivência na aldeia afroindígena Juerana, além de atividades na Reserva Pataxó da Jaqueira, como debate com as pesquisadoras baianas Adriana Pesca e Dyane Brito sobre percursos, abordagens e fazeres de uma educação centrada na valorização de conhecimentos e saberes indígenas e negros, de ontem e de hoje. À noite, o público acessa um cortejo com as Nagôs de Belmonte, primeiro grupo afro carnavalesco da cidade de Belmonte (BA), e o show da cantora Juliana Ribeiro e o Samba de Roda das Marisqueiras (BA).
O último dia conta com conversas sobre a produção artística de autoria negra e indígena no país (com Deri Andrade e Arissana Pataxó), exibição de filme e bate-papo sobre memória (com Edson Kayapó e Fernanda Kaingáng) e protagonismo feminino na elaboração de estratégias de futuros sustentáveis (com Morena Mariah e Mestra Janja). A agenda se encerra com o espetáculo musical Raízes do Axé, que celebra a cultura africana, no Espaço Cultural Mandala, movimento de aquilombamento Café dus Pretus.
Confira detalhes
V SEMINÁRIO SESC ETNICIDADES
Quando: 11 a 13/09/2024
Onde: Sesc Porto Seguro (Rua Helena Maria de Paula, 145 – Loteamento-Parque Residencial Ecológico Joao Carlos); Espaço Mandala (Rua Luís Viana Filho, 59)
Evento gratuito (sujeito à lotação dos espaços)
Inscrições: https://forms.office.com/r/9tgkcL54Y8
Programação completa: www.sescbahia.com.br
Foto de capa: Reprodução/Internet.
LEIA MAIS: Rachel Reis lança “Ensolarada”, primeiro single de seu próximo álbum