14 Instituições de Ensino da Região Nordeste já aderiram ao Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. O curso é voltado para professores e gestores que atuam nas escolas de educação básica de todo o país, e visa promover um maior letramento e preparo sobre temas raciais e quilombolas.
Ao todo, 40 instituições brasileiras já têm o curso em sua grade, o que pode fomentar o desenvolvimento de conhecimentos, saberes e práticas pedagógicas que enaltecem as tradições, culturas e línguas ancestrais associadas à herança negra e quilombola. Todos os estados do Nordeste têm ao menos uma instituição participante e, no geral, são ofertadas 150 mil vagas.
A iniciativa é estruturada em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola no Brasil; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática; e Gestão Democrática para a Diversidade. Além disso, a formação contempla a elaboração de uma proposta educacional antirracista, com atividades pedagógicas voltadas a transformar o ambiente escolar e fortalecer as relações entre professores, alunos e a comunidade.
O curso é fruto de uma parceria entre a CAPES e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O início está previsto para março de 2025, com carga horária de 120 horas e encontros realizados por meio do sistema UAB, em colaboração com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
LEIA TAMBÉM: EBC: edital para produção audiovisual prevê regionalização e inclusão
Instituições nordestinas participantes e inscrições
O processo de inscrição para o curso deve ser realizado diretamente nos sites das instituições de ensino superior que oferecem a formação. Algumas das Universidades e dos Institutos já fecharam as suas inscrições.
Confira as instituições nordestinas que aderiram ao curso:
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA)
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco (PE)
UEMA – Universidade Estadual do Maranhão (MA)
UECE – Universidade Estadual do Ceará (CE)
UFAL – Universidade Federal de Alagoas (AL)
UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (CE)
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN)
UPE – Universidade de Pernambuco (PE)
UEPB – Universidade Estadual da Paraíba (PB)
UFPI – Universidade Federal do Piauí (PI)
UFS – Universidade Federal de Sergipe (SE)
IFPI – Instituto Federal do Piauí (PI)
IFAL – Instituto Federal de Alagoas (AL)
UFPB – Universidade Federal da Paraíba (PB)
Foto de capa: Cottonbro Studio/Pexels.
LEIA TAMBÉM: Participe da construção do Fundo Negrê e concorra a sorteio de prêmios
Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!
Estudante de Graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), descendente do Quilombo Pesqueiro de Conceição de Salinas, na Bahia, comunicador e repórter popular. Baiano apaixonado pelo Nordeste e Norte brasileiro, morou 11 anos no Amazonas, 1 no Ceará e 8 no Rio Grande do Norte (onde vive atualmente).