Radar Negro

Projeto abre inscrições para curso gratuito sobre a história do Cais do Valongo, no RJ

O projeto de formação continuada para profissionais da educação “Valongo, Cais de Ideias” está com inscrições abertas para curso gratuito de estudo da importância histórica e patrimonial do Sítio Histórico e Arqueológico do Cais do Valongo. O curso compõe a 2ª etapa do projeto de reestruturação do Cais do Valongo, realizado pela State Grid Brazil Holding (SGBH), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG).

As inscrições estão abertas até esta sexta-feira , 9, e são limitadas. Os encontros acontecerão na plataforma Zoom dos dias 14 de outubro a 4 de dezembro de 2020, sempre às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30. Ao final das aulas, será fornecido um certificado de participação de 32 horas para aqueles que obtiverem o mínimo de 75% de frequência. Os encontros serão gravados e fotografados, e os participantes deverão autorizar o uso de sua imagem para qualquer fim promocional.

O Projeto de Educação Patrimonial conta com o apoio e a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB).

Sobre o Cais do Valongo

O local está situado na zona portuária do Rio de Janeiro e recebeu a honraria de Patrimônio Histórico da Humanidade, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em março de 2017. O Cais do Valongo foi a principal porta de entrada dos africanos escravizados no Brasil. Segundo o site do IPHAN, cerca de um milhão deles chegou pelo porto em 40 anos, “o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo”.

Foto de capa: Oscar Liberal/Iphan.

LEIA TAMBÉM: Grupo de bibliotecários negros promove estudos sobre Relações étnico-raciais e decolonialidades

Compartilhe: