Black Nordeste Radar Negro

5 escritores nordestinos para você conhecer

Em outras contribuições minhas aqui no site, falei um pouco sobre a importância de descolonizar nossas leituras e buscarmos autores e obras além dos que sempre vemos em destaque nas livrarias e na mídia. Mais uma vez, reforço a importância (e a necessidade) de refletirmos sobre o que estamos consumindo – não só na literatura –, porque existe muita gente boa fazendo trabalhos incríveis, que nós, por vezes, acabamos não conhecendo.

Hoje, 8 de outubro – Dia do Nordestino, trouxe mais indicações de escritores negros, dessa vez, da nossa Região Nordeste do Brasil. Confira:

Foto: Felipe Bernado/ANF.

Miró da Muribeca (PE) é um dos maiores nomes da poesia urbana brasileira e autor dos livros Que descobriu azul anil (1985), Ilusão de ética (1993), Entrando pra fora e saindo pra dentro (1995), Quebra a direita, segue a esquerda e vai em frente (1997), São Paulo eu te amo mesmo andando de ônibus (2001), Poemas pra sentir tesão ou não (2002) e Pra não dizer que não falei de flúor (2004). Além desses, a editora Cepe organizou e publicou em 2016 uma coletânea com obras do poeta de 1985 até 2012, intitulada Miró até agora. Encontramos Miró no Instagram.

Foto: Reprodução.

Lucas Litrento (AL) é escritor, realizador cinematográfico e produtor cultural. Ele é autor do livro Os meninos iam pretos porque iam (2019) e do zine de poesia ROBYN (2020). Além desses, Lucas tem um livro de contos, intitulado TXOW, que será lançado pela Edipucrs, e foi vencedor do Prêmio Delfos de Literatura 2019. Como cineasta, assina com Janderson Felipe o roteiro e a direção do curta Samuel foi trabalhar (em produção). É possível encontrá-lo no Instagram, Twitter e Medium.

Foto: Reprodução.

Camila Cerdeira (CE) é escritora, fotógrafa, trabalha com produção teatral e produção de conteúdo na Internet. Também faz parte dos podcasts Orgulho Contra Ataca e Bisão Voador. Publica contos em seu Medium, tem um conto publicado na antologia Não morre no final (2020) e um texto no livro RPG Indagações (2020), além de ter assinado com a Se Liga Editorial para publicar seu próximo trabalho, Física do amor. Além do Medium, encontramos Camila no Instagram e no Twitter.

Foto: Reprodução.

Alan de Sá (BA) é jornalista, escritor de suspense e terror e co-criador do Sertãopunk, um movimento literário que busca a representatividade nordestina. Ele é autor dos livros O Lago Aruá (2020), Abrakadabra (2020), Hannover (2018) e Mordrake (2018) e co-autor da coletânea Sertãopunk: histórias de um Nordeste do amanhã (2020). Podemos encontr´-lo no Medium, Twitter e Instagram.

Foto: Reprodução.

Mariana Madelinn (BA) é poeta e escritora de realismo fantástico, publicou os livros A trilha (2018), As inverdades nunca ditas (2019) e a coletânea A-mar: poemas e prosas sobre o sentir (2020). A autora está também nas antologias Heroínas, da Editora Corvus, que está em fase de financiamento coletivo, e Farras fantásticas, da mesma editora, que ainda será publicada. Encontramos a autora no Wattpad, no seu blog de poemas, Instagram e Twitter.

LEIA TAMBÉM: 5 livros infantis com protagonismo negro escrito por brasileiros

Compartilhe: