Mundo

A primeira companhia de energia solar é comandada por uma mulher negra

Kristal Hansley é uma empresária que até pouco tempo era Diretora de Relações Governamentais e Comunitárias da Neighborhood Sun, empresa líder de mercado no distrito de Maryland (EUA), Kristal destacou-se no ramo da indústria sustentável ao se tornar a primeira mulher negra no comando de uma companhia de energia solar. 

Antes de se tornar Chief Executive Officer (CEO), a norte-americana que passou a infância no Brooklyn (EUA) e se graduou em Ciência Política e Governamental pela Howard University, foi Gerente do Programa de Iniciativa de Diversidade Democrática do Senado. Atuou ainda no escritório da congressista Eleanor Norton, considerada uma das mulheres mais importantes de Washington (EUA), quando pode acompanhar a aprovação de leis que defendiam o aumento do uso da energia solar no distrito de Maryland. Desde então, Kristal passou a se inteirar mais dos estudos sobre o uso da energia solar comunitária e decidiu se envolver neste universo.

Seu trabalho na Neighborhood Sun ajudou milhares de famílias a economizar centenas de dólares em suas contas de energia elétrica. Sendo esse o que o motivo de fundar a própria empresa de energia solar, beneficiando principalmente famílias menos abastadas da comunidade na cidade de Baltimore, em Maryland (EUA).

O objetivo de Kristal é desestabilizar as grandes indústrias. De acordo com o site de negócios de negros americanos The African-American Business Guide, sua liderança eficaz permitiu que a WeSolar seja uma empresa de rápido crescimento, que fornece energia solar a preços acessíveis independente de gênero, situação econômica ou etnia.

Kristal decidiu realizar o lançamento da WeSolar em uma data muito importante para a comunidade negra norte-americana, 19 de junho, também chamado de Juneteenth ou Juneteenth Independence Day (Dia da Independência Décimo Nono de Junho). Não se trata de um feriado nacional, mas é uma data muito comemorada no país, pois marca o dia em que os últimos indivíduos negros escravizados foram libertados no Texas no ano de 1865. A data também é conhecida por Freedom ou Emancipation Day (Dia da Libertação ou da Emancipação).

Foto de capa: Alex McSwain/Arquivo pessoal.

Compartilhe: