Atlântico Radar Negro

5 universidades africanas estão entre as melhores do mundo

O Continente Africano conta com 54 países independentes e soma 1,2 bilhão de habitantes ao todo. Em termos acadêmicos, a África tem aproximadamente mais de 100 instituições de ensino (universidades e institutos) espalhadas pelos países em suas cinco regiões. E cinco delas entraram no ranking Times Higher Education da World University Rankings (CWUR) 2023.

O ranking da World University Rankings avalia as 1.000 melhores instituições de ensino superior do mundo, priorizando quatro critérios áreas: o sucesso acadêmico de ex-alunos, empregabilidade, distinções do corpo docente e pesquisas desempenhadas.

Na pesquisa feita neste ano, 17 países africanos entraram no ranking. Houve a estreia de 25 universidades africanas no levantamento, ao passado que países, como Zâmbia, Namíbia, Moçambique, Zimbábue e Ilhas Maurícias aparecem pela primeira vez.

Universidade de Cape Town – África do Sul

Considerada a primeira universidade africana considerada como uma das melhores, de acordo com o ranking. A Universidade de Cape Town (UCT) é uma instituição de ensino superior pública situada na Cidade do Cabo, uma das Capitais sul-africanas localizada na província do Cabo Ocidental (África do Sul). Sua fundação ocorreu em 1829, por isso é a universidade mais antiga da terra de Nelson Mandela (1918-2013).

Foto: Divulgação.

Universidade de Stellenbosch – África do Sul

Já a segunda melhor é a Universidade de Stellenbosch e que é uma instituição reconhecida internacionalmente, localizada na cidade de Stellenbosch, também província de Cabo Ocidental (África do Sul). Sua fundação ocorreu mais tarde, em 1866, com o nome de Stellenbosch Gymnasium.

Foto: Divulgação.

Universidade de Witwatersrand – África do Sul

A terceira colocada no ranking é a Universidade do Witwatersrand ou Wits University situada na cidade de Joanesburgo (África do Sul). Até hoje, ela é tida como uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país; sendo fundada originalmente na cidade de Kimberley, no Cabo Setentrional, e tendo modificado a sua localização atual após a Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902), denominada então como Escola Técnica e de Minas. Dentre seus alunos notáveis, estão Nelson Mandela (1918-2013) e um de seus mais consagrados professores Achille Mbembe, também filósofo, historiador e autor de livros, como “Crítica da Razão Negra” (2014) e de “Necropolítica”.

Foto: Divulgação.

Universidade de Cape Coast – Gana

A quarta colocação ficou com a Universidade de Cape Coast (UCC), uma universidade pública localizada na cidade histórica de Cape Coast, na região central de Gana. O campus tem uma rara orla marítima e fica em uma colina com vista para o Oceano Atlântico. A instituição conta com dois campi: Campus Sul (Sítio Antigo) e Campus Norte (Sítio Novo). Dois dos locais históricos mais importantes de Gana, Elmina e Cape Coast Castle, que ficam a poucos quilômetros de distância de seu campus.

Foto: Divulgação.

Universidade de Aswan – Egito

E a quinta melhor universidade é A Universidade de Aswan, localizada na cidade de Assuã (Egito). Fundada no de 2012, era conhecia antes como filial de Aswan da South Valley University. Essa universidade foi fundada em outubro de 1962 como uma faculdade universitária em resposta à demanda extrema do país por mão de obra altamente qualificada e qualificada no setor educacional. O seu mandato original era, portanto, capacitar professores graduados para instituições de segundo ciclo, escolas de formação de professores e instituições técnicas, uma missão que as duas universidades públicas existentes naquele momento não estavam equipadas para cumprir.

Foto: Divulgação.

*Com informações do canal África do Jeito que Nunca viu

Foto de capa: Divulgação/Wikipedia.

LEIA TAMBÉM: 4 universidades situadas no Nordeste estão entre as melhores do mundo

Inscreva-se na newsletter do Negrê aqui!

Compartilhe: