Radar Negro

7 projetos de empoderamento profissional para acompanhar

A falta de representatividade da população negra é uma realidade no ambiente corporativo, especialmente em cargos de liderança. Segundo pesquisa do Instituto Ethos, os profissionais negros ocupam entre 57% e 58% dos aprendizes e trainees, 6,3% da gerência e 4,7% dos executivos.

Na última semana, a Magazine Luiza, empresa de varejo de móveis e eletrodomésticos, divulgou seleção do programa trainee exclusivamente para candidatos negros. A empresa compreendeu a necessidade de contratar profissionais negros para cargos de liderança quando uma pesquisa interna revelou que 53% do seu quadro de funcionários era composta por pessoas negras, mas apenas 16% ocupava cargos de chefia.

A diferença entre as oportunidades dadas a negros e brancos é refletida na pesquisa realizada pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta que a taxa de desocupação de pessoas declaradas pretas ou pardas é de 14%, enquanto a mesma taxa para pessoas brancas é de 9,5%.

Foi pensando nessa falta de representação e nos números alarmantes da taxa de desocupação negra no mercado de trabalho que alguns grupos resolveram criar facilitadores, que possam atuar como fonte de pesquisa, divulgação de vagas, treinamentos, oportunidade e empoderamento profissional para pessoas de cor.

O Negrê fez uma lista com sete facilitadores que podem ajudar quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Engajafro

O Engajafro é um projeto criado por Daniela Caetano, que é formada em Gestão de RH, analista comportamental e MBA em Gestão de negócios de Impacto Social. O projeto surgiu do incômodo da idealizadora com o fato de não ver profissionais negros em cargos estratégicos ainda durante seu período na faculdade.  

De forma voluntária e gratuita, o Engajafro busca colaborar com a capacitação e qualificação de profissionais negros no mercado de trabalho, por meio de análise curricular, apoio na criação de carta de apresentação e reformulação de LinkedIn, dicas e mentoria para uma entrevista de emprego, além de dicas de formação. O Engajafro também tem a formação de um banco de talentos, onde os candidatos cadastram seus currículos para possíveis ofertas de vagas.

O atendimento nacional é realizado por ordem de pedidos no e-mail ou no perfil do Instagram, apenas para profissionais negros. Por enquanto, Daniela atua sozinha, mas está aberta a receber voluntários que queiram colaborar com o desenvolvimento profissional de pretos e pretas.

Acompanhe o projeto nas redes sociais:

Instagram: @engajafro
Twitter: @engajafro
Linkedin e Facebook: Engajafro

EmpregueAfro 

O EmpregueAfro é um projeto de recursos humanos, que surgiu em 2004 com a ideia de capacitar jovens negros para processos seletivos de multinacionais. No entanto, com o tempo, passou a realizar também serviços de recrutamento, seleção, treinamentos e workshops.

A empresa possui uma extensa lista de clientes que tem empresas como Natura, Braskem, Byer, Santander, Uber e muitas outras multinacionais que apostam no trabalho da EmpregueAfro. A empresa se consolidou no mercado tendo colaborado com a conquista de centenas de empregados no Brasil.

Em seu manifesto, destaca a luta diária para inserir talentos no mercado, mesmo ofuscados pelo racismo. 

Acompanhe o EmpregueAfro nos canais:

Instagram: @empregueafro
Site: www.empregueafro.com.br
LinkedIn e Facebook: EmpregueAfro

Emprega Preta

O Emprega Preta é um projeto criado por um time de profissionais de Recursos Humanos que, voluntariamente, resolveram colaborar para empoderar, desenvolver e potencializar a carreira de mulheres negras, por meio de uma mentoria gratuita com duração de até dois meses.

O grupo formado por psicólogos, administradores, gestores e analistas de RH realiza encontros semanais online, buscando, através de metodologias específicas, desenvolver o autoconhecimento, realizar planejamento de carreira, recolocação no mercado e comunicação para a empregabilidade.

Acompanhe o projeto nas redes:

Instagram: @empregapreta
LinkedIn: Emprega Preta

Empretos – Rede de Profissionais Negros do Brasil

A Empretos é um perfil de rede social criado pela profissional de Recursos Humanos Paula Oliveira. Tudo começou como um grupo no Facebook, com mais de 2 mil inscritos, onde divulgam vagas exclusivamente para negros.

Além da publicação de vagas, o Empretos divulga empreendedores negros e formou um grupo de voluntários com a presença de 16 profissionais de Recursos Humanos que realizam mentorias para dar suporte a profissionais negros que precisam entrar no mercado de trabalho.

Por enquanto, o grupo atua apenas em Sorocaba (SP), mas irá expandir para todas as regiões do país.

Acompanhe Empretos em suas redes sociais:

Instagram: @empretosbr
Facebook (grupo privado): EmPretos | VAGAS
LinkedIn: Empretos

Planilhas de pretos

O projeto Planilhas de Pretos foi idealizado pela Kettyane Silva, bacharela em Direito, que teve dificuldades em encontrar profissionais negros de algumas áreas. 

A partir desse problema, desenvolveu um canal para conectar pessoas negras a profissionais negros de diferentes áreas. No Instagram, o projeto divulga perfis de profissionais, traz dicas sobre recrutamento, divulga informações sobre diferentes profissões e realiza lives temáticas sobre curiosidades em determinadas profissões, além de trazer temas como carreira em imigração, fotografia e periferia, a importância do LinkedIn e muito mais.

Acompanhe o Planilhas de Pretos em seus canais:

Instagram: @planilhasdepretos
LinkedIn e Facebook: Planilhas de Pretos
Twitter: @ppretos

Lista Negrx

O Lista Negrx surgiu com algumas propostas: dar visibilidade aos profissionais negros; conectar profissionais para discutir salários, posição hierárquica, trajetórias profissionais e realizar network; criar banco de dados de profissionais negros de diferentes áreas; incluir profissionais no mercado de trabalho; fiscalizar as empresas que vem descumprindo o estatuto de equidade racial, da lei 12.288 de 2010, e cobrar resposta dessas instituições. 

O projeto vem sendo desenvolvido em diferentes fases: primeiro, o recrutamento de profissionais para criação de banco de dados e a compreensão sobre os números de mercado. O segundo passo é a visibilidade a empresas e profissionais, por meio do Instagram, onde geralmente são publicados perfis de profissionais de diferentes áreas. O terceiro é estabelecer a relação com o mercado, por meio de parceria com empresas de RH para realizar a inclusão de profissionais.

Acompanhe o Lista Negrx nos canais:

Instagram: @listanegrx
LinkedIn: Lista Negrx

Hiblack Network

No mercado de tecnologia, também tem gente colaborando com a inclusão de profissionais negros. A HiBlack Network é uma plataforma colaborativa que busca promover a diversidade e inclusão racial nas empresas de tecnologia.

Por meio do site e das redes sociais, os criadores publicam informações sobre o mercado de trabalho e vagas disponíveis nas empresas do setor. Podem fazer parte da plataforma tanto empresas que buscam diversidade racial, quanto profissionais negros que querem fazer parte de alguma corporação.

Acompanhe a HiBlack nos canais:

Site: www.hiblacknet.wordpress.com
Instagram: @hiblack_network
Facebook: HiBlackNetwork

Foto de capa: Anna Shvets/Pexels.

LEIA TAMBÉM: Black Vagas: vitrine profissional da comunidade negra

Compartilhe: