Pretassa

Aos 33 anos, Rihanna se firma como uma artista e empresária de sucesso

O dia 20 de fevereiro é feriado nacional em Barbados, e o motivo é especial: hoje é dia de Robyn Rihanna Fenty, a nossa Rihanna! A caribenha está completando 33 anos de idade, sendo uma das mulheres pretas mais influentes do mundo, com uma trajetória inspiradora, repleta de feitos e conquistas importantes, tanto para a sua carreira quanto para o mundo.

Mesmo antes de se tornar uma estrela mundial, aos nove anos de idade, Riri já demonstrava que a música era o seu lugar. Em 2004, aos 15 anos, a futura popstar deu início à sua carreira musical, com o apoio dos produtores Evan Rogers e Carl Sturken, com os quais gravou doze faixas, incluindo o seu primeiro hit Pon De Replay (Coloque no Replay).

As canções foram enviadas para várias gravadoras, incluindo a Def Jam Recordings, na qual o rapper e empresário Jay-Z, 51, era vice-presidente, que passou a gerenciar a carreira da caribenha desde então. E em maio de 2005, essas músicas se tornaram parte do seu álbum de estreia, Music of the Sun, ocupando a 10ª posição da HOT 100 – principal parada musical dos Estados Unidos.

Mas foi com o seu terceiro álbum de estúdio, Good Girl Gone Bad, que Riri conseguiu os holofotes mundiais. Esse triunfo veio com o hit Umbrella (Guarda-chuva), sua primeira colaboração com Jay-Z.

Relembre o clipe:

A canção foi o primeiro sucesso da artista, sendo a responsável pelo seu primeiro Grammy, na categoria “Melhor colaboração de Rap/Sung”.

Hitmaker que fala, né?

Desde então, Rihanna nunca mais passou despercebida pela indústria fonográfica, paradas musicais e aclamação do público. Eleita a cantora pop mais influente da última década pela Pitchfork, a artista possui mais de 200 prêmios na música, incluindo 9 Grammys e 7 VMAs – sendo uma das artistas que possuem dois prêmios de “Vídeo do Ano”, o principal desta premiação.

As diferentes eras e canções que marcam a sua discografia – composta por oito álbuns, sendo quatro deles lançados consecutivamente entre os anos de 2009 a 2012 –, a consagraram como a artista feminina com mais músicas certificadas atualmente. No total, são 137 milhões de faixas vendidas e 33 certificados de multi-platina, conforme a nova atualização de vendas e singles realizada pela Recording Industry Association of America (RIAA).

E mesmo após cinco anos do lançamento do seu último álbum, “ANTI”, em 2016, Riri segue presente nas paradas e dominando o streaming. Tal projeto é considerado um dos álbuns mais estáveis da história, sendo a faixa Work (Trabalhar) uma das mais famosas, superando três bilhões de streams.

Lançado em duas versões, o clipe já conta com mais de 1,5 bilhão de visualizações

Mas esses números não param por aí: a popstar é a segunda artista mais seguida e a décima mais reproduzida da história do Spotify – principal plataforma do segmento. São mais de 41 milhões de usuários seguindo a cantora atualmente, além do total de 21,37 bilhões de reproduções em suas canções.

A demanda popular por um novo trabalho de Riri é constante, de acordo com as listas das principais revistas especializadas em relação aos álbuns mais esperados de 2021, a exemplo da Rolling Stones, e os comentários que os Fentys deixam nas publicações da cantora nas mídias sociais.

“Quando seus fãs continuam te perguntando sobre nova música”, a própria Riri brinca com os inúmeros pedidos de seus fãs. Foto: Reprodução/Instagram @badgalriri.

Empresária de sucesso

Existe uma justificativa plausível ao fato de Rihanna ainda não ter lançado uma nova música/álbum: ela está ocupada revolucionando as indústrias da moda e beleza. Com a chegada da corporação Fenty, princípios como diversidade e representatividade nunca mais foram esquecidos em ambos os segmentos. 

Com o lançamento das suas quatro marcas, lançadas consecutivamente desde 2017, Rihanna somou um lucro de 1 bilhão de dólares (cerca de 6 bilhões de reais) com as suas maquiagens Fenty Beauty, lingeries Savage X Fenty e as roupas e acessórios de luxo Fenty. O levantamento foi feito pelo site OLBG, no ranking das empresas de artistas mais rentáveis da atualidade.

Rihanna, 33, figura no TOP 10 com três das suas quatro marcas. Foto: Reprodução.

Antes do lançamento das suas empresas, Riri já fazia sucesso no mundo da moda. A estrela foi reconhecida como “Ícone Fashion” em 2014, prêmio mais importante concedido pela Council of Fashion Designers of America (CFDA), associação que reúne os mais importantes designers de moda dos EUA.

No mesmo ano, a artista alcançou o sucesso no mercado fashion, ao assumir a direção criativa da linha feminina da marca esportiva Puma. Além de trazer um novo olhar para a marca, Riri desenvolveu sua linha colaborativa Fenty X Puma, pela qual lançou coleções que incluíam roupas, tênis e acessórios com influência do seu próprio estilo.

Rihanna, 33, anunciou a novidade em suas redes sociais, assinando o contrato com a Puma. Foto: Reprodução/Instagram @badgalriri.

E foi uma parceria que deu certo: aliada à artista, a Puma alcançou recorde de vendas, faturando 1 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2017, sendo esta a primeira vez que a empresa obteve esse lucro num curto período de tempo. Para a marca esportiva, isso representou um aumento de 70% do seu lucro operacional e de 90% no lucro líquido.

Esses ganhos estão relacionados principalmente ao sucesso de vendas dos calçados da marca, os quais levam à assinatura da artista em sua concepção. O tênis “creeper” foi um dos maiores sucessos da colaboração, sendo responsável pelo aumento de 25% nas vendas de calçados da Puma no ano de 2017. Todo esse destaque rendeu à Rihanna o prêmio de “Sapato do Ano”, no Footwear News Achievement Awards, em 2016. 

A versão veludo do Creeper, o icônico tênis desenvolvido por Rihanna. Foto: Reprodução/Instagram @badgalriri.

A última colaboração da Rihanna com a marca foi em 2018, com o último desfile da Fenty X Puma apresentado na Semana de Moda de Nova York (NYFW), numa coleção inspirada no motocross, com muito neon e glitter. E em 2019, Rihanna deixou a direção da marca, focando apenas no desenvolvimento da sua corporação Fenty.

Um pouco da última coleção e desfile da Fenty X Puma:

Além da moda e beleza, Riri fez uma nova aposta no último ano, lançando a sua marca de cuidados com a pele, Fenty Skin. A linha é composta por produtos multifuncionais e veganos, para todos os tipos de pele (Saiba mais). Mas, por enquanto, ainda não há uma data prevista para a chegada da novidade em terras brasileiras.

Investimento na comunidade

Mesmo sendo a cantora mais rica da atualidade, com uma fortuna estimada em 600 milhões de dólares, segundo a Forbes, Rihanna demonstra a importância de investir no desenvolvimento social, principalmente em seu país e sua comunidade local. 

O trabalho humanitário promovido pela artista em Barbados – sobretudo nas áreas de saúde e educação –, lhe renderam a nomeação como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Barbados, em 2018. O cargo possui funções semelhante ao de diplomata, concedendo à Riri a responsabilidade de estimular educação, turismo e investimento no país. 

E não foram poucas as ações que Rihanna realizou em sua cidade natal. A partir da sua ONG Clara Lionel Foundation – nome em homenagem a sua avó, Clara Brathwaite, a qual faleceu em decorrência de um câncer –, a artista financiou a construção do Hospital Rainha Elizabeth, um centro de tratamento contra o câncer, localizado em Bridgetown, capital de Barbados. 

As ações feitas pela artista em prol do seu país são reconhecidas pelas próprias autoridades e habitantes da ilha, tanto que dia 20 de fevereiro – data do seu aniversário – é reconhecido como Dia Nacional da Rihanna, declarado oficialmente como feriado em Barbados. Além disso, a rua onde Rihanna cresceu – Westbury – teve o seu nome trocado para “Rihanna Drive”, em homenagem à caribenha.

A homenagem foi celebrada em Barbados e contou com a presença da própria Rihanna, 33. Foto: Reprodução/Instagram @badgalriri.

Compromisso social

O trabalho humanitário realizado por Rihanna, a partir das suas ações em Barbados e na área educacional ao redor do mundo, foi reconhecido pela Universidade de Harvard (EUA), a qual lhe concedeu o título de “Ativista do Ano” em 2017. “Tudo o que você precisa fazer é ajudar uma pessoa, sem esperar nada em troca. Para mim, isso é ser humanitário”, enfatizou a artista ao receber a honraria.

O trabalho luta pela educação sempre foi um posicionamento presente nas inciativas promovidas pela popstar. Como embaixadora do Global Partnership for Education (GPE) – projeto voltado para promover o acesso à educação no mundo –, a cantora já se encontrou com líderes políticos, incluindo o presidente francês Emmanuel Macron, 43, a fim de discutir ações eficazes para a educação infantil ao redor do mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Rihanna, 33, se reuniu pessoalmente para tratar do assunto junto com o presidente e a primeira-dama franceses. Foto: Reprodução/Instagram @badgalriri.

Rihanna também se propôs a ajudar os mais afetados pela pandemia do Covid-19. Por meio da sua fundação, ela doou 5 milhões de dólares (cerca de R$ 25,6 milhões) para organizações sociais ao redor do mundo comprometidas em amenizar as consequências agravadas pela pandemia, incluindo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em abril do mesmo ano, ela se juntou ao CEO do Twitter, Jack Dorsey, 44, e juntos doaram US$ 4,2 milhões (R$ 21,4 milhões) para ajudar o Mayor’s Fund, organização que ampara vítimas de violência doméstica na cidade de Los Angeles (Califórnia). Com essa doação, a fundação conseguiu garantir os seus custos relacionados à moradia, refeições e terapia por dez semanas.

Relevância para a comunidade negra

Rihanna não é só homenageada pelo seu sucesso enquanto artista e empresária, mas também pelos valores que ela representa à população afro-americana, enquanto cidadã. Isso foi motivo suficiente para ela ser contemplada com o prêmio President’s Award, maior honraria da premiação da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), em 2020.

Ao receber o prêmio, a estrela fez questão de enfatizar sobre a importância de se pensar coletivamente para mudar os problemas e desigualdades que persistem na sociedade, sobretudo para a comunidade preta. “As oportunidades têm sido negadas para nós desde o começo do mundo e mesmo assim nós prevalecemos”, salientou.

Além de todo o sucesso, reconhecimento e honrarias que Rihanna vem conquistando ao longo da sua carreira – tanto na música, quanto no business – outro fator presente na essência de Rihanna é a sua potência em inspirar e fazer às pessoas terem orgulho de si, em especial à comunidade preta, imigrante e LGBTQIA+. Saudemos à Rihanna! 

Foto de capa: Reprodução/Instagram @badgalriri.

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